Friday, March 31, 2006

SIGAM OS PASSOS

"A TUA IDADE COM CHOCOLATES
NÃO VÁS DIRECTAMENTE AO FINAL

Não demora mais de um minuto.
Faz os cálculos conforme vais lendo o texto...
Não leias o final até que não acabes os cálculos.
Não vais perder tempo, vais-te divertir.

1. Quantas vezes por semana te apetece comer chocolate? (deve ser um número maior que 0 vezes e menos de 10 vezes)
2. Multiplica este número por 2 (para ser par)
3. Soma 5
4. Multiplica o resultado por 50 – Vou esperar que ponhas a calculadora a funcionar
5. Se fizeste anos em 2006 soma 1756. Se ainda não fizeste anos soma 1755.
6 Agora subtrai o ano em que nasceste (número de quatro dígitos).


O resultado é um número de três dígitos.
O primeiro dígito é o número de vezes que te apetece comer chocolate por semana.
Os dois números seguintes são… A TUA IDADE!!! (Siiiiiiimmmmmmm!!! A Tua Idade!!!)
2006 É O UNICO ANO, EM TODA A ETERNIDADE, EM QUE ISTO FUNCIONA."

Recebido por E-Mail

ALERTA

"RESÍDUOS DE ÓLEOS ALIMENTARES!!!IMPORTANTÍSSIMO
Mesmo que não façamos muitos fritos, quando fazemos, deitamos o óleo na pia ou noutro ralo, certo?

Errado! Este é um dos maiores erros que podemos cometer!

Porque fazemos isto?
Porque, infelizmente, ninguém nos diz como fazer, ou não nos informámos.

Sendo assim, o melhor que temos a fazer é colocar os óleos, depois de utilizados, numa garrafa de plástico e colocá-la, fechada, no saco de lixo orgânico, evitando assim que vá parar nos cursos de agua ou numa ETAR (Estação de Tratamento de Águas Residuais) e que seja necessário despender milhares de Euros para o seu tratamento.
UM LITRO DE ÓLEO CONTAMINA CERCA DE 1 MILHÃO DE LITROS DE ÁGUA (o equivalente ao consumo de uma pessoa no período de 14 anos)!
Obs: Passem para mais gente, afinal é para o bem de todos. Vamos cuidarmelhor do nosso" planeta!

Recebido via E-Mail

HUMOR

Image hosting by Photobucket

Wednesday, March 29, 2006

E DEUS CRIOU A MULHER


Um blog soberbo para quem aprecia a beleza feminina.

NÃO RESISTI À PROVOCAÇÃO

Image hosting by Photobucket

GLORIOSO


Muitos achavam que a eliminatória entre o Benfica e o Barcelona ficava resolvida ontem, a favor do Barcelona, com 3 ou 4 secos sem resposta da melhor equipa do mundo.

Enganaram-se redondamente. Tal como se enganaram com o Manchester, como se enganaram com o Liverpool.

O SLB está a fazer uma jornada europeia fantástica, e não se pode jamais dizer que com sorte, porque as duas equipas que passaram no nosso grupo (SLB e Villareal) ainda estão em prova enquanto colossos do futebol mundial estão fora.

Além disso, eliminamos o Manchester, uma das melhores equipas do mundo, o Liverpool, campeão Europeu e Vencedor da Taça Uefa, e agora empatamos e podíamos ter ganho, ao Barcelona, considerada a melhor equipa do planeta.

Não são equipas de segunda linha e por isso, só uma grande equipa, com qualidade e dedicação pode fazer esta campanha.

Parabéns SLB.

Tuesday, March 28, 2006

INFORMAÇÃO PREDIAL ÚNICA

Informação Predial Única
COMUNICADO DA REUNIÃO DO CONSELHO DE MINISTROS DE 23 DE MARÇO DE 2006
"Resolução do Conselho de Ministros que visa a criação do Sistema Nacional de Exploração e Gestão de Informação Cadastral (Sinergic).
Esta Resolução visa dotar o País de uma base cadastral consentânea com os interesses e necessidades actuais da sociedade, através da criação do Sistema Nacional de Exploração e Gestão de Informação Cadastral (Sinergic), com vista a garantir o conhecimento dos limites e da titularidade da propriedade.
O objectivo principal do Sinergic é estabelecer a Informação Predial Única, de modo a assegurar a identificação unívoca dos prédios, urbanos e rústicos, mediante a utilização de um número único de identificação do prédio comum a toda a administração pública.
São, ainda, objectivos do Sinergic: (i) unificar, num único sistema de informação, os conteúdos cadastrais existentes e a produzir; (ii) permitir uma gestão uniforme e informática dos conteúdos cadastrais; (iii) garantir a sua compatibilidade com os sistemas informáticos utilizados pelas várias entidades envolvidas no projecto; (iv) integrar o registo predial em suporte gráfico conjunto, assegurando que a sua descrição é acompanhada de um suporte gráfico; (v) possibilitar a utilização generalizada do sistema pela administração pública, aumentando a eficiência dos serviços prestados; (vi) garantir a privacidade e segurança dos dados; possuir uma plataforma tecnológica dirigida ao cidadão; (vii) permitir a igualdade de acesso à informação dos detentores de direito sobre a propriedade.
É ainda criado, no âmbito do Sinergic, um sub-projecto denominado Cadastro das Áreas de Floresta, com o objectivo de instituir, num prazo de três anos, um cadastro das áreas de floresta que assegure a cobertura das áreas públicas comunitárias e as áreas integradas em Zonas de Intervenção Florestal."
Fonte: Site da OA

FESTIVAL DE STAND UP COMEDY EM SEIA

Image hosting by Photobucket


CINE-TEATRO

Festival Internacional de Artes do Palco e de Stand Up Comedy de Seia
21 a 29 de Abril de 2006

Dias 21às 21:45 HSexta Feira - Hugo Sousa & Carlos Moura

Dias 22às 21:45 HSábado - Rod Laver & João Zurzica

Dias 28às 21:45 HSexta Feira - Miguel 7 Estacas & João Seabra

Dias 29às 21:45 HSábado - Marco Horácio

Carnaval Digital Animação de Rua Integrado no Festival Internacional de Artes do Palco e de Stand Up Comedy de Seia
Casa Muncipal da Cultura de Seia

PRONTOS PARA A LUTA

Image hosting by Photobucket


Fotografia do site SL-BENFICA.COM

Saturday, March 25, 2006

GRANDE MANUEL FERNANDES

Image hosting by Photobucket



Manuel Fernandes está entre as grandes revelações da Champions League deste ano.

A distinção de Manuel Fernandes é feita em simultâneo com outras revelações tais como Lionel Messi (Barcelona), Cesc Fabregas (Arsenal), Fred (Lyon), Klaas Jan Huntelaar (Ajax) e Mohamed Sissoko (Liverpool).

Leiam aqui o que diz o site da UEFA.COM

"O clube da Luz surpreendeu ao atingir os quartos-de-final à custa do campeão europeu, o Liverpool FC, mas com Manuel Fernandes a comandar o meio-campo de certeza que não voltará a ser subestimado. José Mourinho afirmou uma vez que Manuel Fernandes é melhor do que era Claude Makelele quando tinha a mesma idade e o internacional português, que completou 20 anos em Fevereiro passado, fez por merecer o elogio, ao realizar uma portentosa exibição em Anfield. Prendeu Steven Gerrard e Luis García no meio-campo e participou na jogada do golo de Simão, regressando depois à batalha no centro do terreno, que valeu a vitória final ao Benfica. Esse desempenho constituiu apenas uma pequena amostra da excelente época que o jogador, oriundo das camadas jovens dos "encarnados", tem vindo a fazer, mostrando-se à altura dos melhores depois da estreia na equipa principal do Benfica em 2004, pela mão de José Antonio Camacho."

SE FOSSEMOS SÓ NÓS A RECLAMAR HOSPITAIS NOVOS...

"Margem sul sai hoje à rua em defesa de novo hospital no Seixal"
"A população e um conjunto de entidades do Seixal, Almada e Sesimbra, incluindo as câmaras municipais e as comissões de utentes de saúde, saem hoje à rua em defesa da construção de um hospital no primeiro concelho.
São esperadas milhares de pessoas num cordão que vai se formar junto à baía do Seixal, pelas 15h, e que constitui a acção mais visível de um movimento que reivindica a construção da nova unidade hospitalar na margem sul do Tejo. A iniciativa marca também o encerramento da discussão pública do estudo encomendado pelo Ministério da Saúde à Escola da Gestão do Porto (EGP), que recomenda o alargamento do Garcia de Orta, em Almada, ao invés da construção de uma nova unidade de saúde. "
(...)
Veja toda a notícia do Público

Friday, March 24, 2006

AFINAL TODA A VERDADE PODE NÃO SER VERDADE NENHUMA

O HOSPITAL DE SEIA MAIS UMA VEZ

Meu caro Luís (Oceano das Palavras)

Em primeiro lugar, para discutirmos o teu texto sobre o Hospital de Seia, teríamos de ter a certeza de que os pressupostos de que partes são os verdadeiros e que tiveste acesso a toda a informação.
Quanto a este ponto um reparo: eu não acho que tanto a Câmara como o Hospital tenham divulgado tudo quanto sabem sobre a matéria, sendo certo que é, até certo ponto, legítimo não contar tudo, se essa reserva se destinar apenas a obter ganhos.
Assim, não é pelo Hospital dizer que vamos ganhar que todos temos que concordar, sem antes reflectir, se aquilo que nos é dito faz sentido.

Perguntas para reflexão:


1 - Se nós ganhámos MUITAS VALÊNCIAS novas em face das reivindicações de um CA sito no Hospital de Seia, será bom perdemos esse CA?
2 – Se foi possível aumentar o orçamento do Hospital de Seia de 5 milhões de euros para mais de nove milhões de euros, em face das reivindicações de um CA sito no Hospital de Seia, será bom perdemos esse CA?
3 - Se nós ganhámos MUITAS VALÊNCIAS novas, que nos permitem o acesso a elas aqui, ao lado de casa, fará sentido aceitar o acordo do CHV perdendo um bom número delas, deixando de as ter aqui ao lado, para as termos em Viseu?
4 – Pode racionalmente justificar-se que construa um novo edifício do Hospital com duas salas, uma de pequena cirurgia e outra de grande cirurgia, se em Seia só se vão realizar pequenas cirurgias?
5 – Alguém é capaz de provar que por o Hospital estar na fase em que está que irá ser construído?

Estas perguntas não tiveram qualquer resposta no teu texto, nem no da Câmara, nem na entrevista do Presidente do CA do Hospital nem no comunicado do PS.
Contudo, elas são deveras importantes para percebermos não só o que vai ser o novo edifício, mas também o que vai funcionar nele, pois de pouco serve um novo e faustoso edifício do hospital, se nele não funcionar tudo o que estava projectado e incluído no programa funcional.
Aliás, basta uma nota para afirmar a incerteza: diz o PE Online
“O presidente do conselho de administração «não crê» que o Programa Funcional aprovado pelo Ministério da Saúde aquando da elaboração do projecto para a construção do novo edifício venha a ser alterado.”
Ora digo eu, quem não CRÊ, é quem não acredita, mas não garante, com firmeza e certeza absolutas, e este é um dos sinais da incerteza.


Em segundo lugar, os factos que relatas não asseguram nada.
Basta ver o exemplo do Hospital de Lamego que, estando já adjudicado, foi cancelado.
A fase da adjudicação é a final do concurso, restando apenas, a seguir, a da assinatura do contrato, caso nenhum dos concorrentes impugne judicialmente essa adjudicação e não interponha nenhuma providencia cautelar, caso contrário o processo pode arrastar-se anos nos tribunais sem se construir nada.
Ora em Lamego estava muito mais avançado que o do Hospital de Seia e foi tudo por água abaixo.
Sendo assim, só dará para ficar descansado quando as máquinas começarem o trabalho
.
Quanto ao mais, quem tem o dever de informar, com frequência e clareza, é a Câmara e o Hospital, pois eles é que estão no centro do processo do mesmo.
Aliás, se perguntares aos funcionários do hospital o que é que o Conselho de Administração lhes garantiu que de certeza ficava em Seia, eles irão responder-te e verás que, afinal, até eles (CA) não sabem ao certo as consequências da reestruturação.
A transparência é essencial e quem de direito não deu nenhuma informação antes de começar o reacender da discussão, pelo que a mesma teve algum mérito, quanto mais não seja, o de demonstrar que a sociedade está atenta ao evoluir do processo.

Por fim, afirmo apenas que vou esperar para ver, e esperar que as perguntas que fiz obtenham respostas convincentes.

Thursday, March 23, 2006

CONTROLE DE GROGAS

"Conselho de Ministros aprovou uma proposta no âmbito da regulamentação do Código da Estrada para introduzir testes rápidos na fiscalização de condutores sob efeito de substâncias psicotrópicas.
De acordo com o diploma, ao nível da fiscalização da condução sob influência de substâncias psicotrópicas, o rastreio prévio, «até agora feito através de exame médico, passa a ser substituído por um teste rápido a realizar numa amostra de urina, saliva ou suor - e só no caso de ser positivo se submeterá o indivíduo a um exame de confirmação em amostra de sangue». "
Agora é que as detenções em Seia vão atingir valores verdadeiramente épicos.

«NÃO SE PERDE GRANDE COISA»

De facto, num certo sentido, o conselho de Administração do Hospital de Seia, se as coisas fossem de determinada maneira, tinha razão.

Diz-se no Porta da Estela Online o seguinte:
“O único senão é que o Hospital de Seia fica sem o presidente do Conselho de Administração e sem o vogal executivo, sendo toda a gestão efectuada a partir de Viseu, e sem autonomia administrativa, financeira e patrimonial, mas como neste último aspecto os edifícios são da Santa Casa da Misericórdia de Seia, «não se perde grande coisa», referiu.”

Ora, perante a aberrante entrevista concedida pelo Presidente do Conselho de Administração do Hospital, se o Conselho de Administração deixar Seia, não se perde grande coisa. Esta conclusão era verdadeira apenas se este conselho de Administração executivo ficasse lá para sempre, o que não vai acontecer, felizmente. Se assim fosse, ao perder-se o conselho de Administração executivo não se perdia grande coisa.

Agora, como eles mudam, e este há-de mudar felizmente, o facto de se perder o Conselho de Administração e de se perder autonomia administrativa, financeira e patrimonial é perder muita coisa.

De facto, foi porque o anterior conselho de Administração lutou com o Governo, que este aumentou o orçamento anual do Hospital de Seia de 5 milhões para mais de nove milhões de euros.

Esta capacidade reivindicativa ancorada nos excelentes resultados demonstrados pela Administração e por todos os seus profissionais vai ser perdida e isto é perder MESMO MUITA COISA:

Lamenta-se o tom da entrevista porque é arrasadora para o Hospital e demonstra a concepção deste Conselho de Administração executivo, que acha que mandar no Hospital de Seia é o menos importante. Se assim for não se percebe porque é que o Governo e o Anterior presidente da República tanto falam para manter os centros de decisão nacional, pois perdendo-os se calhar também não se perde grande coisa.

Já agora Sr. Presidente:
Atenta as afirmações de que a urgência fica e de que o Hospital passará a efectuar APENAS PEQUENAS CIRUGIAS com esta integração no centro hospitalar de Viseu, é capaz de nos explicar como vai explicar ao ministro da Saúde a necessidade de construção de DUAS SALAS MODERNAS DE CIRURGIA PEQUENA E GRANDE, se só se vão efectuar as do primeiro tipo?

Wednesday, March 22, 2006

AFINAL SEMPRE HÁ ESCLARECIMENTOS A PRESTAR... II

Depois de ontem, no nosso post, termos desafiado o Presidente do Conselho de Administração do Hospital a garantir que o novo edifício vai mesmo ser construído, hoje vemos no site da CM de Seia uma notícia a garantir que essa construção vai mesmo ser feita:

"Saúde
Adjudicação do novo Hospital de Seia na fase final

A Câmara Municipal de Seia informa que apesar das medidas que estão a ser tomadas na área da saúde, não está em causa a construção do novo Hospital de Seia, cujo processo de adjudicação da obra se encontra na fase final.

A Câmara Municipal acompanha todo o processo com grande cuidado e rigor e garante a todos os munícipes que está a desenvolver esforços para que o Hospital de Seia tenha condições para prestar cada vez mais e melhores cuidados de saúde."
CM de Seia

Afinal sempre conseguimos obrigar quem de direito a falar, a dar, ainda que de forma tímida, uma resposta pública e a assumir o compromisso da informação prestada.

Ficamos satisfeitos por obrigarmos a Câmara a vir a público e agradecemos que, para a próxima, o faça sem ser forçada, pois tem o dever de manter a população informada de cada passo dado, para que esta possa estar informada e, se algo não correr bem, possa exigir responsabilidades
.

A resposta, a mim, não me descansa, mas satisfaz-me que me tenham respondido.

Tuesday, March 21, 2006

HOSPITAIS DEGRADADOS HÁ MUITOS

O facto de o Hospital de Seia estar na fase em que está, com a forma de actuação deste governo, que em tudo corta a torto e a direito, não garante a sua construção.

Como exemplo disso são as notícias do Hospital Santos Silva, em Gaia, que apesar do labor, esforço e dedicação dos seus profissionais - tal como os de Seia - e apesar do deplorável estado de degradação em que se encontro e que foi notícia na última semana, está apenas em quinto na lista de prioridades dos hospitais a construir para substituir edifícios velhos e degradados.

Daí que a luta pelo novo edifício do Hospital de Seia não seja uma mera luta política mas sim a luta pelo direito de milhares de pessoas por um acesso à saúde com proximidade, luta essa em que apenas ganhámos algumas "batalhas" (no tempo do Governo do PSD) mas em que não ganhamos a "guerra".

A notícia de há cerca de 10 dias do Expresso sobre as inúmeras localidades que se encontram a mais de 1 hora da urgência mais próxima, sem que isso seja ou esteja para ser resolvido, não abonam também para este governo que o que está a fazer é extinguir inúmeras urgências no país em vez de as dotar dos mecanismos adequados à prestação de decentes cuidados de saúde.

Vem tudo isto a propósito do Hospital de Seia e da necessidade de se fazer sentir ao Governo a urgência no desenvolvimento dos procedimentos para a construção do novo edifício, sob pena de, respaldados pela capa das dificuldades orçamentais, vir o mesmo dizer-nos, mais uma vez, que a sua construção será adiada.

Há que ser enérgico e transparente e há que, acima de tudo, com frequência, manter a população ao corrente dos desenvolvimentos, para que esta não acorde um dia e veja que afinal nem Hospital Novo, nem Velho, nem nada.

INFORMAÇÃO ÚTIL

"Internet substitui publicação em Diário da República
Desde 1 de Janeiro de 2006 que todas as empresas registadas deixam de publicar os actos respeitantes à sua vida na terceira série do Diário da República para passarem a fazê-lo na Internet, através do site www.mj.gov.pt/publicacoes.

Agora efectuar a publicação da abertura de actividade, dissolução, aumentos de capital, etc, é mais fácil e mais económico. O custo de publicação diminui de 77 euros por lauda no Diário da República para 30 euros na Internet."

In Portal do Ministério da Justiça

AFINAL SEMPRE HÁ ESCLARECIMENTOS A PRESTAR...

Parece que o meu blog sempre tem alguma repercussão social ao ponto de levantar a discussão, morta, sobre o Hospital e de levar a que o Porta da Estrela a dedicasse a sua primeira página e as mais duas outras ao tema do mesmo.

Afinal, as respostas, apenas algumas e não todas como queríamos, existiam e foram dadas, só não se percebe porque não o forma antes.

Ao Sr. Presidente do Conselho de Administração do Hospital digo o seguinte:
Em primeiro lugar
, ninguém lançou para a rua a ideia do fecho das urgências, essa ideia circulava no Hospital que V. Ex.ª dirige (será que não sabia disso?), no Centro de Saúde e em diversas conversas da população.

Em segundo lugar, se há desconhecimento de algo, a culpa é de V: Ex.ª que há muito poderia ter vindo clarificar a situação até porque tem uma dupla obrigação de o fazer, a de Presidente do Conselho de Administração e a de Vereador com o encargo das questões de Saúde.

O que é certo é que enquanto membro da Assembleia Municipal de Seia ainda não obtive qualquer comunicação formal da V. parte, seja a que título for, sobre a evolução ou retrocesso do processo do Hospital

Ora se o não fez, será que foi por luta política, por má-fé ou por desconhecimento?
(V. nosso post sobre o hospital e artigo do Porta da Estrela)

Creio e, espero sinceramente, que o não tenha sido, apesar da evidente tentativa do PS em politizar a questão do hospital.

Exigi explicações e algumas foram dadas, ainda que de forma envergonhada e de forma provocada, quando as mesmas deveriam ter sido dadas de forma espontânea.

Por tudo, lanço-lhe aqui um desafio:
Diga publicamente quais as especialidades que vão acabar no Hospital de Seia?
Garanta, sobre compromisso de honra, que o hospital de Seia vai ser construído, sob pena de se demitir do mesmo caso não seja.


Se tem tantas certezas e domínio sobre o assunto pode responder. Se o fizer com evasivas então cada um tirará as suas conclusões.

ANTIGAMENTE ERA ASSIM...

Image hosting by Photobucket


Monday, March 20, 2006

SER OU NÃO SER DE DIREITA

"Uma universitária andava no quarto ano da Faculdade. Como é comum no meio universitário, pensava que era de esquerda e estava a favor da distribuição da riqueza.
Tinha vergonha de que o seu pai fosse de direita e, portanto, contrário aos programas socialistas e seus projectos de lei, que davam benefícios aos que não o mereciam e impostos mais altos para os que tinham maiores rendimentos.

A maioria dos seus professores tinha afirmado que a filosofia dele estava equivocada.

Por tudo isso, um dia, decidiu enfrentar o pai. Falou com ele sobre o materialismo histórico e a dialéctica de Marx, procurando mostrar que ele estava errado, ao defender um sistema tão injusto como o da direita.

No meio da conversa, o pai perguntou: Como vão as aulas? Vão bem, respondeu ela. A média das minhas notas é 18, mas tenho muito trabalho para conseguir estas notas. Não tenho vida social, durmo pouco, mas vou em frente.
O pai prosseguiu: E a tua amiga Sónia, como vai?
Ela respondeu, com muita segurança: Muito mal. A média dela é 6, principalmente, porque passa os dias em shoppings e em festas. Pouco estuda e, muitas vezes, nem sequer vai às aulas. De certeza que vai chumbar o ano.

O pai, olhando nos olhos da filha, aconselhou: Que tal se tu sugerisses aos professores ou ao coordenador do vosso curso, para que sejam transferidos 6 valores das suas notas para as da Sónia. Com isso, vocês duas teriam a mesma média. Não seria um bom resultado para ti, mas convenhamos, seria uma boa e democrática distribuição de notas, para permitir a futura aprovação de vocês as duas.

Ela, indignada, retrucou: Por quê?! Eu trabalhei muito para conseguir as notas que tive, enquanto a Sónia passeou pelo lado fácil da vida. Não acho justo que todo o trabalho que tive seja, simplesmente, dado a outra pessoa. O pai, então, abraçou-a carinhosamente, dizendo: BEM-VINDA À DIREITA!!!!"

Recebido por E-Mail

Friday, March 17, 2006

AFINAL SEMPRE HÁ UMA EXPLICAÇÃO

Image hosting by Photobucket

PORQUE SERÁ?

Image hosting by Photobucket

Parece que esta capa de jornal incomodou mesmo muita gente. Porque será?

PS DE SEIA DIVIDIDO

Após a vitória eleitoral obtida e da falsa união registada com o intuito de obter essa vitória, as divisões do PS de Seia tornam-se notórias. Entre as várias facções registadas denotam-se os apoiantes do André Figueiredo e do seu consulado à frente da concelhia e os apoiantes de Mário Jorge Branquinho que publicamente já disse que iria ser candidato.
Incapazes de ultrapassar as divergências e necessitando Eduardo de Brito de um partido unido que o apoie, vê-se o mesmo, ao que se comenta, obrigado pelas circunstâncias a candidatar-se a líder da concelhia do PS quando sempre defendeu uma separação entre a liderança da Câmara Municipal e do partido.
Não fosse o estado do partido, a divisão interna e a impossibilidade de unir, agora que não há actos eleitorais nos próximos anos, e Eduardo de Brito nunca se candidataria à liderança da secção de Seia.
Tal candidatura configura uma prova que tudo apenas vai bem quando se disputam eleições, porque no resto do tempo, as lutas fratricidas dominam o partido.

ALERTA

Image hosting by Photobucket

Repito aqui o post de João Tilly, pela importância que reveste:

Maria Cecília está desaparecida desde o dia 26 de Fevereiro.Por favor se alguém a tiver visto é favor informar para o tel: 21 782 69 408Pode ligar a cobrar.

Obrigada

Marta Alexandra Sá Oliveira Pinho

Thursday, March 16, 2006

PSORÍASE - NOVAS DESCOBERTAS

"A psoríase é uma doença de pele incurável e não contagiosa, nem por tranfusão sanguínea, sendo hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático. A palavra psoríase vem do grego e significa erupção sarnenta. É uma doença crônica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequenas percentagem e casos há artrite associada. Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande frênquencia em pessoas da pele branca, sendo raras em negros, índios, asiáticos e não existe entre esquimós."
"Uma variação genética comum num gene do sistema imunológico do corpo humano torna muito mais provável o desenvolvimento da psoríase, segundo a investigação de uma equipa científica da Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan.
Os investigadores deram o nome de PSORS1 ao gene cuja variação predispõe ao surgimento desta doença inflamatória da pele, e que é uma entre vinte variedades distintas (alelos) de um gene chamado HLA-C.
Mas isso não significa que todos os portadores dessa variação desenvolvam a doença, que é causada por uma combinação de vários factores.
"Por cada pessoa com psoríase portadora do gene PSORS1 há outras dez com o mesmo gene que não contraem a doença", salientou o director do estudo, James T. Elder, professor de dermatologia e oncologia radiológica na Universidade de Michigan.
O estudo, que envolveu 2723 pessoas de 678 famílias em que pelo menos um membro tinha a doença, poderá abrir caminho a novos tratamentos mais eficazes para combater a doença, sem os riscos e efeitos secundários das terapias actuais.
Os resultados do estudo - considerado a análise mais completa do gene da psoríase feita até agora - serão publicados em Maio pela revista "American Journal of Human Genetics".
Na maioria dos casos, a psoríase caracteriza-se pelo aparecimento de crostas avermelhadas ou escamadas em certas zonas da pele que podem causar prurido. "

Tuesday, March 14, 2006

APROVEITE

Image hosting by Photobucket

O PROBLEMA DA CO-INCINERAÇÃO

Image hosting by Photobucket
Image hosting by Photobucket
Aqui se encontram alguns dados de um estudo feito pela ARSCentro denominado Saúde Centro 2005, sobre os problemas de saúde de que padecem os habitantes da zona de Souselas, demonstrando o estudo que esta população, em vários índices, nomeadamente os tumorais e respiratórios, padece de uma percentagenm de pessoas afectadas superior à média da região centro.
Tal facto pode ser atribuido, nomeadamente na parte respiratória, ao ar poluído pela cimenteira naquela zona, ar esse que seguramente vai piorar com a co-incineração e se não piorar, vai no mínimo garantir os níveis de poluição não sejam reduzidos, ou seja, garantir que estas pessoas continuarão a estar mais sujeitas a ter este tipo de doenças que quaisquer outras na região centro.

Fica o estudo a necessidade de reflexão sobre o assunto que não pode ser tratado levianamente, como o governo tem feito.

Monday, March 13, 2006

A FEBRE DAS OPAS

Notícia SIC ONLINE

"O Banco Comercial Português (BCP) lançou esta segunda-feira uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) sobre o Banco Português de Investimento (BPI). O anúncio preliminar da operação foi entregue à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a entidade que regula o mercado. A SIC apurou, entretanto, que o gabinete do primeiro-ministro foi informado da operação antes da oferta ter sido lançada."

Parece que o mercado financeiro português acordou finalmente para as grandes operações de compra de grandes empresas, seja de telecomunicações ou da banca, fazendo fervilhar o mercado e gerando mais valias importantes para a economia nacional.

A PREOCUPAÇÃO NÃO É SÓ MINHA...

Escreve um utente não identificado, no Fórum do Porta da Estrela, o seguinte:
"Um dos problemas do Hospital de Seia não é só a construção do novo edificio. Perguntem o que se esta a passar com a integração do Hospital de Seia para um Centro Hospitalar com o Hospital de Tondela (este Hospital já fez saber que é contra esta solução) e o Hospital de Viseu (este está feliz). O Hospital de Seia (Conselho de Administração) não sei por cargas de água bate palmas com esta solução (tristeza)."
Pela forma como escreve parece uma pessoa informada do processo, o que me deixa ainda mais preocupado.

Sunday, March 12, 2006

INCONGRUÊNCIAS

Escreveu-se no Jornal da Santa Marinha, em Editorial, no dia 6/10/05 o seguinte:
“Se bem que, um Presidente da Câmara tem e deve ser Presidente de Todos os Munícipes, como o tem feito Eduardo de Brito, nos seus 12 anos de mandato”

Disse ainda na edição de 13/10/05 o seguinte:
“Seja como for, ficamos convencidos, que nestes quatro anos, com a eleição arrasadora de Eduardo de Brito a presidente da Câmara se vai impor na persecussão do desenvolvimento do concelho…”

“Os munícipes Senenses mostraram que conhecem Eduardo de Brito; reconhecem o seu trabalho durante doze anos à frente do município; avalizaram-no por mais quatro anos.”

Agora, o mesmo jornal, pela mão da mesma pessoa, na edição de 10/03/06, escreve o seguinte:
“Câmara trava o desenvolvimento do concelho?

Todavia o Sr. Presidente deixa a impressão que só aprova as suas iniciativas e menospreza a de qualquer munícipe e este é um facto concreto. Alegadamente, também se diz por aí, que fecha os olhos a tanta aberração urbanística, efectuadas no concelho.”

“O presidente da Câmara de Seia tem que se afirmar como presidente de todos os munícipes e não só de alguns.”

Afinal, o que mudou? Aquele que era o presidente de todos o munícipes durante 12 anos deixou de o ser de Outubro para cá? Aquele que ia continuar a desenvolver o concelho agora trava-o?

Ou será que aquilo que muitas vezes dissemos, aqui e na campanha do PSD, ou seja, que a Câmara trava o desenvolvimento do Concelho, só é constatado quando o vemos de perto?

PINA MOURA, PARA QUE É QUE NOS SERVES...

Eduardo de Brito disse ao Jornal de Santa Marinha, 8 de Setembro de 2005, o seguinte:

“JSM: Pina Moura é o melhor candidato à Assembleia Municipal de Seia?
EB: Estamos num momento de grandes dificuldades por todo o país, e no interior, em particular. A nossa obrigação é convocar os melhores. Falemos assim. Não é fácil resolver problemas no interior. E se temos nós uma pessoa em Lisboa, natural de Seia (Loriga), que até foi Ministro das Finanças, que dispões uma rede de conhecimentos e contactos como nenhum outro cidadão do nosso concelho, e que está disponível, então temos de o convocar para a luta. O Dr. Pina Moura tem todas as condições para nos ajudar a vencer muitos obstáculos que temos pela frente.”


No Porta da Estrela, de 10/03/06, vem citado como sendo palavras de Pina Moura - quando confrontado por um deputado Municipal do PSD sobre a escolha da Guarda e a preterição de Seia na instalação de fábricas da Ibedrola, da qual é presidente em Portugal -, o seguinte:

“Pina Moura adiantou que a provável instalação das unidades fabris de aerogeradores na Guarda tem a ver com o facto de ser servida por «uma boa rede de infra-estruturas rodoviárias, tanto para Portugal como para o estrangeiro, até porque as torres têm que ser transportadas por grandes camiões, em estradas largas e com bons acessos». Disse ainda que a fábrica «será para equipar parques eólicos que venham a ser instalados nos concelhos transfronteiriços dos distritos da Guarda e Castelo Branco e também das províncias de Salamanca e Castela e Leão».”

Ora, se Pina Moura, que é Presidente da Iberdrola Portugal e, por isso, tem grande poder de decisão sobre a localização das fábricas, escolhe a Guarda em detrimento de Seia, e se foi Ministro das Finanças e Economia e, por isso, tinha grande poder para influenciar e exigir a construção de acessibilidades para Seia, e o não fez, de que é que nos serve agora como presidente da Assembleia Municipal de Seia?

Quando foi Governante não ajudou Seia. Agora, já depois das eleições, e enquanto presidente de uma multinacional não beneficia Seia com fábricas e emprego.

Fica a pergunta: De que é que eles nos serve na verdade, se não está disponível para a luta em prol dos interesses e das populações do nosso concelho? Só serve para vir ás Assembleias de 3 em 3 meses?
Para isso não precisamos dele e não foi esse o argumento de Eduardo de Brito para o convidar.
Será que não lhe vai pedir explicações?
Esperamos para ver.

Saturday, March 11, 2006

A PROPÓSITO DE...

... Um post no Oceano das Palavras sobre o meu post sobre o hospital de Seia, devo dizer o seguinte:
Esclareço que o que escrevi não foi enquanto deputado municipal, mas sim enquanto cidadão atento a quem estas informações chegaram por conversas que circulam no Hospital e no Centro de Saúde.
Lamentavelmente, enquanto deputado municipal não me tem sido dada qualquer informação sobre o andamento da situação do hospital.
Contudo, se aquilo que circula nestes meios da saúde for verdade é muito grave.
Se não for, então quem de direito que venha esclarecer rapidamente a situação concreta, a posição relativa do Hospital de Seia com o de Viseu e quais são as reais intenções do governo quanto ao edifício Novo do Hospital e quanto à manutenção ou supressão de serviços que o actual presta, uma vez que bem sabemos que o governo está a cortar a direito em tudo o que é despesa, incluindo a de investimento. Por isso o título "SÃO PRECISOS ESCLARECIMENTOS URGENTES".
Hoje estive o dia todo fora em formação, pelo que não sei se há alguma explicação dada, mas se não há, era bom que houvesse e rapidamente.

Friday, March 10, 2006

SÃO PRECISOS ESCLARECIMENTOS URGENTES

Image hosting by Photobucket

Imagem Virtual do Novo EdifÍcio do Hospital Nossa Senhora da Assunção - Seia

Fotografia in Porta da Estrela Online

O PSD e o CDS quando saíram do Governo deixaram pronto o projecto do NOVO HOSPITAL DE SEIA, indicado pelo governo como mera remodelação, mas que na prática se consubstanciaria num NOVO EDIFÍCIO DO HOSPITAL

Aquando desses factos o PS não se coibiu, nomeadamente o presidente da Câmara de Seia eleito nas listas desse partido, de dizer alto e bom som que o que o governo de então tinha feito era o mesmo que nada e que a grande medida era o avanço para a aprovação final do projecto e o lançamento do concurso público.

Sucede que agora, o que consta no hospital, no centro de saúde de Seia e na rua é que tudo veio por água abaixo.

O Hospital, enquanto unidade de saúde, passou a estar dependente do hospital de Viseu enquanto hospital central. Quanto a isto tudo bem, se fosse só esta a única consequência, ou seja, a ligação entre os dois hospitais e o envio das urgências de Seia para lá.

O que na realidade se consta como estando a ser preparado é diferente. O que consta no meio é que muitas das especialidades que tem o hospital de Seia vão acabar e as pessoas terão que ir a Viseu para essas consultas. Sendo o leque de consultas externas uma conquista importantíssima do nosso hospital, permitindo a milhares de pessoas de vários concelhos o acesso a especialidades perto de casa, essa mesma conquista corre o sério risco de ser seriamente diminuída.

Mais grave ainda, consta-se que se pondera a possibilidade de acabar com as urgências no Hospital de Seia, obrigando todos estes milhares de pessoas a ir a Viseu às urgências, pondo-se inclusivamente a possibilidade de o hospital de Seia passar a ser administrado por Viseu, ou seja, perdendo-se o conselho de administração e passando a ser o hospital de Seia uma mera extensão do dito hospital central.

A consequência maior de tudo isto é a de que a construção do novo edifício do hospital, concebida com as urgências, com as especialidades e com a cirurgia está posta em causa, correndo-se o sério risco de NÃO SER LEVADA À PRÁTICA.

Tudo isto concebido pelo governo PS, e se o PS local nada sabe, assim como o Presidente da Câmara, não estão a cumprir o seu papel. Se sabem, então é politicamente mais grave ainda.


Todo o trabalho do governo PSD/CDS e do anterior conselho de administração é assim posto de parte, se toda esta informação se confirmar, e a grande reivindicação desta população, o hospital, que acabou por já nem ser a maior bandeira das últimas eleições autárquicas, pode morrer em definitivo, não só não se construindo um novo hospital como ainda destruindo o actual, na medida em que grande parte dos seus serviços externos seriam deslocalizados para Viseu, bem como as urgências.

Este caminho significa apenas um coisa: O PS quer acabar com o hospital de Seia, transformando-o apenas num centro de saúde, sem urgências e com poucas especialidades.

Quem souber mais profundamente todos os pormenores que esclareça rapidamente este assunto, sob pena de a maior conquista da última década se transformar na maior perda de sempre.

O GRANDE EMBATE

Image hosting by Photobucket



A 28/29 de Março e a 4/5 de Abril disputam-se os quartos de final da Champions League, pelo restrito grupo das melhores oito equipas europeias. Ao Benfica calhou o igualmente mítico Barcelona, talvez no momento a melhor equipa do mundo. Com isto não estou já a dar desculpas para o futura, estou apenas a ser realista, sem com isso deixar de acreditar que ganhar é possível, que passar às meias finais é possível. Todos achavam que o Liverpol ia banalizar o Benfica e acabou banalizado por nós, pelo que tudo está ao nosso alcance com a doze certa de sacrifício e virtuosismo. Ha que acreditar. Força SLB

GLORIOSO

ORA, ORA

Image hosting by Photobucket

Thursday, March 09, 2006

O RESSABIADO

Soares esteve presente na cerimónia de tomada de posse de Cavaco Silva. Cavaco, o único político que enfrentou várias vezes Soares enquanto Primeiro-ministro, foi também aquele que lhe infligiu a maior e mais pesada derrota de toda a sua vida política.

Mostrando total falta de respeito pela cerimónia e falta de poder de encaixe, demonstrando que não respeita a democracia e a vontade popular, Soares saiu do parlamento sem cumprimentar Cavaco Silva.

Para além disso, quando interpelado pela comunicação social para comentar o discurso do Presidente da República, numa demonstração de total falta de respeito, virou as costas à jornalista, sem uma palavra.

O sabor profundamente amargo que sente neste momento é algo que me deixa profundamente reconfortado.

Nestes pequenos actos se vê a grandeza ou a pequenez de um homem e Soares demonstrou aqui a sua estatura política.

A EVOLUÇÃO HUMANA

Ouvi ontem, na TSF, o sinais de Fernando Alves e não deixei de ficar intrigado com o tema: uma família turca que, não se sabe como e porque, vive de quatro, ou seja, caminha em quatro membros, não sendo capaz de ter uma postura de coluna vertebral erecta, como os restantes humanos têm.

Tal situação foi divulgada pelo Corriere de la Será e pelo El País, e será alvo de uma reportagem da BBC, de onde recolhi esta fotografia, no próximo dia 17 Março

Procuram os cientistas descobrir nesta família o motivo porque deixamos de ser quadrúpedes e passamos a ser Homo Erectus, na evolução humana. Séculos e séculos após o Homo Erectus esta família vive como viviam os anteriores.

Fernando Alves lembra uma cónica de Luís Fernando Veríssimo em que disse que a coluna humana não foi feita para andar em dois pés e que todos os problemas de coluna de que os humanos padecem são derivados do facto de usarmos a coluna da forma errada, forçando-a a andar erecta quando ela foi concebida para não sofrer esse esforço num caminhar quadúpede.

Tudo isto é ao mesmo tempo estranho e impensável, causando-me grande perplexidade pois milhares de anos depois, ainda há quem viva como naquela altura, sem saber como nem porquê, o que me faz pensar nas profundas desigualdades do mundo e nos vários mundos do nosso planeta, em que uns "evoluem" e outros estagnam, sem disso terem consciência.
Dá que pensar muito.

UM ESTADISTA

Um discurso de Estado de um Estadista. Aníbal Cavaco Silva fez um discurso de confiança nos portugueses em Portugal. Será, como disse na campanha, um presidente atento, disponível, vigilante, actuante, não esperará pelo mau caminho para dizer presente, procurará antecipar o mau caminho dizendo o que entender.

Marca uma diferença fundamental com Jorge Sampaio. Não será um presidente que, quando o Governo não é da cor, diz que “há mais vida para além do orçamento” e quando o governo é da cor diz que os problemas orçamentais são graves e que todos devemos fazer sacrifícios para.

Mostrou que será um presidente de todos e só esperamos que o PS, que hoje se mostrou satisfeito ao dizer que o discurso foi ao encontro das políticas e objectivos do PS, não venha a dizer que o Presidente lhe faz oposição sempre e quando ele discordar da forma de actuar do Governo, quando vetar diplomas e quando se manifestar no exercício dos seus direitos, sempre se lembrando que Jorge Sampaio foi o presidente da República com mais vetos políticos e que sobre ele nunca teceram tais comentários.

Quanto ao mais há que deixar a realidade fluir e esperar o melhor mandato possível do novo Presidente da República.

(PS: Momento divinal em toda a cerimónia foi um grande plano da cara “bolorenta” de Soares a ter que fazer o frete de assistir à posse daquele que lhe causou a maior derrota política da sua vida.)

O NOSSO PRESIDENTE

Image hosting by Photobucket



 

GLORIOSO

Image hosting by Photobucket


Wednesday, March 08, 2006

OS ABUTRES QUE SE AGUENTEM

No momento em que os abutres procuram a carne seca na pele do Procurador Geral da República Souto Moura, Jorge Sampaio, na sua entrevista de hoje, afirma que o cargo de Procurador é o cargo de escolha mais difícil nos próximos tempos, devendo evitar-se a tentação de controle do mesmo, controle esse que se antevê no PS, com vontade de revanche sobre a coragem do procurador em afrontar os políticos, mostrando-lhes que eles não estão acima da lei.

No momento em que a imprensa se abespinha com a busca ao 24 horas e com a apreensão de computadores, alegando que a investigação se desviou do essencial, procurando o acessório, Jorge Sampaio elogia Souto Moura, indicando ser ele uma pessoa de grande seriedade, deitando por terra todas as conspirações que olham para o procurador como alguém não isento.

No meu entender Souto Moura, entre o deve e o haver, fez um bom mandato, tendo desencadeado mais investigações, julgamentos e condenações num só mandato do que o anterior procurador em vários. Desde o processo Fátima Felgueiras, ao apito dourado, passando por vale e Azevedo, a Casa Pia, o processo do parque, as burlas nas portagens, as burlas no SNS entre outros, tudo e todos foram investigados, não se livrando “os grandes e poderosos” da alçada do MP e a população passou a entender que não é só a eles que isto acontece.

Se houve erros, que os houve, finalmente eles acertaram também nos poderosos, porque erros há, há dezenas de anos, contudo, porque sempre afectaram apenas o cidadão comum, não lhes era dado o devido relevo pelos políticos, porque incólumes à mão da justiça. Investigações abusivas, escutas em excesso, julgamentos com erros, demoras infindáveis na decisão de recursos, etc, etc, etc, foi algo que sempre houve mas que a comunicação social (aqui tem uma culpa muito, mas mesmo muito grande) nunca deu relevo, deixando o pobre cidadão sofrer com as injustiças do sistema judicial, só porque era um mero cidadão, sem poder, sem mediatismo, porque não dava audiências, não dava share na concorrência televisiva, não faziacapas, não ajudava a vender.
Por detrás da capa dos atentados contra a liberdade da comunicação social está a culpa dela, que esquece as pessoas em prol dos lucros, que esquece os problemas reais só porque não são sentidos por poderosos, que não conseguem fazer lobby, não influenciam, não encomendam notícias, não fazem capas. Agora estão a pagar pelo seu silêncio, pelo que, desde o início são eles os principais culpados por, ao darem notícias, se esquecerem dos portugueses.

Por tudo, ainda bem que há blogues, porque agora podemos publicar, com maior ou menor visibilidade, aquilo que os média recusam.
Por tudo, ainda bem que houve um Souto Moura, porque entre os erros cometidos, pelo menos teve a coragem de os democratizar, alargando-os a todos, alargando assim o sentimento de igualdade.
O que há a fazer agora não é crucificar Souto Moura, é exigir, todos os dias, ao governos, aos juízes, aos funcionários, aos advogados, maior rigor, maior prudência, maior zelo, a bem de todos os portugueses e não só dos poderosos.

E AGORA FREITAS?

Um grupo de israelitas vai lançar um concurso de cartoons anti-semitas. Chocados? Incrédulos? Pois é, mas é mesmo verdade. Espero ansiosamente para ouvir a verborreia freitiana, corroborada pela hipocrisia socratiana, sobre este acto. Será que se devem queimar embaixadas e se vai compreender esses actos pelo acto de auto-flagelação?

By Homem do Leme

Tuesday, March 07, 2006

AS TAXAS INIBIDORAS

O governo acaba de anunciar aumentos de 23% das taxas moderadoras a pagar pelo cidadão que uso os serviços de saúde públicos.
Dizem eles que o objectivo é diminuir as cercas de 40% de urgências falsas que existem nos hospitais e centros de saúde portugueses que têm este serviço.
Dizem ainda que não visam financiar o SNS com estas taxas porque tal configura apenas 0,6% do orçamento do SNS, pelo que estas taxas não violam a constituição.
Ora sucede que o governo encara o problema do lado errado da questão.
O problema que tem que ser resolvido não é haver urgências falsas, o problema que tem que ser resolvido é porque é que as pessoas recorrem às urgências com assuntos que não lhes cabem. Ora a evidencia é a de que os centros de saúde não funcionam. As pessoas vão para a porta dos mesmos às 6 da manhã, para desesperarem por uma consulta que pode não chegar, e ela não chega muitas vezes porque os médicos dos centros de saúde têm a distinta desfaçatez de dizer que só dão n consultas por dia. A mim já me foi dito que o médico X só dá 8 consultas por dia. Obviamente só dá estas 8 consultas e não é por dia, é por tarde, porque o resto do dia dá consultas no seu consultório privado, onde atende quantas pessoas forem preciso até às horas que for necessário.
Enquanto esta promiscuidade não acabar, enquanto não obrigarem os médicos a estar oito horas no centros de saúde, a dar tantas consultas quantas for possível, as pessoas vão continuar a ir às urgências porque um problema de centro de saúde passa a urgente se se tiver que esperar semanas por uma consulta.
Este problema não é atacado porque o governo não quer atacar os médicos, preferindo onerar o cidadão, não resolvendo o problema onde ele surge e levando a que os cidadãos, para não pagarem as taxas fiquem sem consulta porque nos centros de saúde não a têm.
Mais uma vez paga o Zé-povinho, o elo mais fraco, deixando a corporação beneficiária deste status quo intacta.
Este é mais um sinal de comprometimento do governo com as grandes corporações, os lobbys poderosos, mostrando assim também uma absoluta insensibilidade pelo drama social vivido pelos portugueses, que enfrentam o desemprego mais alto dos últimos anos e a crise instalada no país.

ONDE ESTÁ A COERÊNCIA?

No DN, em 2004, Pedro Silva Pereira, porta voz do PS, disse o seguinte:
"Para o Partido Socialista, que no passado defendeu a co-incineração (queima de resíduos nas cimenteiras), esta questão «está, do ponto de vista político, ultrapassada», disse o porta-voz do partido, Pedro Silva Pereira. Em declarações ao DN, o ex-secretário de Estado do Ordenamento do Território, no tempo de José Sócrates, acrescentou, contudo, que as propostas futuras sobre esta matéria ainda não se encontram definidas pelo PS, que, «a seu tempo, apresentará o programa de Governo»."
Hoje o governo anúncia a retoma total desta posição que estava "do ponto de vista político, ultrapassada" por aquilo que considero uma teimosia política de Sócrates, procurando agora apagar a maior derrota política obtida aquando do seu consulado como Ministro do Ambiente.
Creio que o governo não aposta na co-incineração (não estou a discutir os méritos e deméritos do método) por convicção, aposta por teimosia, por querer dizer e afirmar um quero, posso e mando, desnecessário neste momento.
Agora, de facto, uma coisa eu não entendo mesmo, por mais estudos que façam: se já é um crime ambiental ter uma cimenteira num parque natural como o da Arrábida e se o que se deveria discutir neste era quando é que ela é de lá retirada, como é que é possível que se conceba a aplicação de um método de co-incineração ou outro nessa mesma unidade, se esse método vai garantir o prolongar da laboração, nesse parque natural e por muitos anos dessa unidade poluente?

Monday, March 06, 2006

A PROVA DOS NOVE

O Irão não vai desistir de enriquecer urânio nas suas instalações nucleares, aconteça o que acontecer.

Ali Larijani, principal negociador iraniano disse: "Nuclear research and development are part of Iran's national interests and sovereignty and we will not give them up." "We will not accept the suspension of our research program,", "but we are willing to hold off on large-scale enrichment for a short period of time to remove concerns."

Esta afirmação demonstra de forma clara que o governo de Teerão pretende enriquecer urânio, em larga escala, e espera apenas que os olhares internacionais deixem de recair sobre eles para o fazerem.

O facto de ter aceite, preliminarmente, a proposta russa no sentido de este pais enriquecer o urânio e depois o entregar a Teerão, apenas serve para tapar os olhos ao mundo, numa tentativa de demonstrar boa-fé que inexiste.

A ameaça iraniana é grande e causadora de grande preocupação, porque o mundo ocidental fica à mercê de um pais liderado por dois loucos, o presidente Mahmoud Amadinejad e o Ayatola Alí Kamenei, líder espiritual do país e detentor do poder máximo, acima do poder político do presidente.

Enquanto o mundo se defronta com esta crise gravíssima e que ameaça a paz mundial, o governo português preocupa-se com a grande ofensa dos cartoons aos muçulmanos.
Se se preocupassem com o que é essencial e se deixassem de ensaboadelas a egos recalcados como o do ministro dos negócios estrangeiros, talvez fizessem algo de mais útil a Portugal e ao mundo.

A CASA NÃO COMEÇA PELO TELHADO

José Sócrates, acompanhado de dois ministros do seu governo, foi visitar o plano tecnológico da Finlandês, um dos países mais avançados nesta área, ancorando o seu plano tecnológico num dos melhores sistemas de ensino do mundo, reconhecido como tal, e que desde a base até ao topo está estruturado para formar pessoas nas áreas certas, com os fins necessários à satisfação concomitante das necessidades profissionais e de rendimento de cada um com as necessidades de bons profissionais nas áreas em que o país precisa.

Sócrates devia ter ido à Finlândia antes de elaborar o seu plano tecnológico e, com base nele, porque é um plano com sucesso, gizaria um, adequado ao estado tecnológico de Portugal, sempre aceitando os bons conselhos e ensinamentos de quem está décadas à nossa frente nestes, como em muitos outros aspectos.

Como sempre, a casa começou pelo telhado, e feitas as contas, o governo ao ver que o plano não está a ter a aceitação e o sucesso necessários, viu-se obrigado a ir aprender com quem sabe, como se fazem as fundações, porque o telhado está a abanar e ameaça ruir. Bom era que tivesse pensado nisso antes.

PLANO TECNOLÓGICO – CHUMBADO

O Diário Económico publica hoje um artigo sobre empresas a actuar em Portugal A análise das mesmas revela um chumbo do dito plano, grande medida defendida por Sócrates para “salvar” o país do atraso de que padece.

Esta conclusão adveio de um inquérito realizado pela empresa Deloitte a um universo de mais de 231 empresas a actuar em Portugal. A resposta das empresas quando questionadas sobre o efeito do plano das suas organizações, foi a de que “não encontram qualquer vantagem significativa.”

Tal facto apenas demonstra que, das duas uma, ou o plano está mal gizado, não indo ao encontro das reais necessidades das empresas para se implantarem no mercado concorrencial à escala global, ou então não foi devidamente transmitido às empresas.

Daquilo que me posso aperceber, acho que a primeira opção é a realista. O Plano é apenas um conjunto de possíveis boas intenções e não a alardeada salvação tecnológica do país. Os incentivos são parcos, sendo mais um plano de intenções que uma matriz que atraia os empresários, que torne os amorfos em empreendedores e que consiga tirar o tecido empresarial português do marasmo em que se encontra. A opção, se não for uma opção de força, com substanciais benefícios fiscais, que o Governo não quer dar por causa do défice, não fará com que os empresários, que se defrontam com parcos recursos, redireccionem os seus fluxos financeiros para a investigação e desenvolvimento, para a inovação e requalificação tecnológica do país.

De boas intenções está o inferno cheio e estas são mais umas das mesmas, que apenas demonstram a queda para o show off do governo, ao invés de demonstrarem queda para a real modernização tecnológica do país.

AND THE OSCAR GOES TO

Melhor Filme: "Crash"
Melhor Realizador: Ang Lee -"Brokeback Mountain"
Melhor Actor: Philip Seymour Hoffman em "Capote" (UA/Sony Pictures Classics)
Melhor Actor Secundário: George Clooney em “Syriana” (Warner Bros.)
Melhor Actriz: Reese Witherspoon em “Walk The Line” (20th Century Fox)
Melhor Actriz Secundária: Rachel Weisz em “Constant Gardener, The” (Focus Features)Melhor Filme de Animação:Wallace & Gromit in the Curse of the Were-Rabbit” (DreamWorks Animation SKG) Nick Park and Steve Box
Melhor Direcção Artística: Memoirs of a Geisha (Sony Pictures Releasing)- John Myhre, Gretchen Rau
Melhor Fotografia:Memoirs of a Geisha”, Dion Beebe
Melhor Guarda-roupa: Memoirs of a Geisha”, Colleen Atwood
Melhor Documentário:March of the Penguins” (Warner Independent Pictures) Luc Jacquet e Yves Darondeau
Melhor documentário em Curta-Metragem: “A Note of Triumph: The Golden Age of Norman Corwin”, Corinne Marrinan and Eric Simonson
Melhor Edição: "Crash" (Lions Gate), Hughes Winborne
Melhor Filme Estrangeiro: Tsotsi”, África do Sul
Melhor Maquilhagem: Chronicles of Narnia”, Howard Berger e Tami Lane
Melhor Banda Sonora Original: "Brokeback Mountain" (Focus Features) Gustavo Santaolalla
Melhor Música Original: “It’s Hard Out Here for a Pimp”, de “Hustle & Flow” (Paramount Classics, MTV Films and New Deal Entertainment) Musica e Letra de Jordan Houston, Cedric Coleman e Paul Beauregard
Melhor Curta-Metragem de Animação: “The Moon and the Son: An Imagined Conversation”, John Canemaker e Peggy Stern
Melhor Curta-Metragem: “Six Shooter”, Martin McDonagh
Melhor Edição de Som: King Kong” (Universal) Mike Hopkins e Ethan Van der Ryn
Melhor Mistura de Som:King Kong” (Universal), Christopher Boyes, Michael Semanick, Michael Hedges e Hammond Peek
Melhores Efeitos Especiais:King Kong” (Universal), Joe Letteri, Brian Van’t Hul, Christian Rivers e Richard Taylor
Melhor Argumento Adaptado: "Brokeback Mountain" (Focus Features), argumento de Larry McMurtry & Diana Ossana
Melhor Argumento Original: "Crash" (Lions Gate), argumento de Paul Haggis & Bobby Moresco, história de Paul Haggis

Sunday, March 05, 2006

STAND UP SPEAK UP AGAINST RACISM - NIKE

STOP RACISM

Racism towards Etoo (Zaragoza - Barcelona)

Friday, March 03, 2006

RESTAURADOR OLEX

A PISTA BÚLGARA

A pista búlgara, sustentada numa fotografia tirada em 1981, na Praça de São Pedro, de um operacional búlgaro, ao serviço do da URSS, levou a que a comissão Mitrokhin, composta por parlamentares italianos, concluísse que o terrorista turco ALI AGCA estava ao serviço da ex URSS, recebendo ordens directas de Bejnev, líder da mesma na época.
A conclusão foi sustentada nesta prova, e noutras, juntamente com o conhecido descontentamento de Moscovo sobre a actuação do Papa poláco, em apoio ao movimento sindical "solidariedade", na Polónia, que contestava o domínio Russo e que a URSS temia que se pudesse alastrar a outros países do Pacto de Varsóvia, enfraquecendo a posição Russa em relação à Europa e aos EUA.
Sobre a investigação o Jornal Italiano Corriere de la Sera diz o seguinte:
"I lavori della commissione Mitrokhin si chiudono così, con l’arrivo di nuovi elementi a sostegno della pista bulgara. «In realtà sovietica» sottolinea il presidente della commissione Paolo Guzzanti puntando il dito contro Mosca e il suo servizio segreto militare: il Gru. «Il giudice Brugiere, massimo esperto europe di terrorismo, - racconta il senatore azzurro -mi ha rivelato di avere certezze obiettive sul fatto che il Gru ricevette ordine direttamente dal Politburo e da Breznev di eliminare il Papa». La commissione era nata per indagare sulle omissioni che accompagnarono l’arrivo in Italia della lista di spie italiane al soldo del Kgb, fornita dal capo dell’archivio della Lubianka, Vassiliev Mitrokhin, alla Gran Bretagna che lo aveva accolto a braccia aperte nel ’92 nella sua fuga in Occidente."
Os deputados italianos recusaram a ideia, defendida por alguns políticos, de que não se deviam revelar os resultados, em face do envolvimento de outros países, afirmando a sua independência e invocando ainda a obstrução de Putin à investigação, ao recusar o acesso a arquivos russos.

DIRECTIVA BOLKESTEIN - O RECUO NECESSÁRIO

A Directiva Bolkestein está mais perto da sua aprovação, com recuos relativamente àquilo que se ventilava no seu início, nomeadamente as áreas que passariam a estar sujeitas às regras da Directiva dos Serviços como também é conhecida.

O RIDÍCULO COMEÇA A SER EXCLUSIVO DO ESTADO

A segurança social enviou um cheque de 0,50 € a um idoso para pagamento de do rendimento mínimo. Diz o ministério da tutela que são acertos. O Estado português gasta milhões em ninharias (quase nem dá para um café), por erros por si cometidos, milhões esses necessários para ajudar quem preciso, perdidos em burocracias que custam mais do que aquilo que dão. Essas ninharias são obviamento toda a despesas para fazer acertos e coisinhas e coisitas, que todas juntas somam milhões. Estes cinquenta cêntimos foram mais caros, em papel, carta, cheque, mão-de-obra dos funcionários, do que o valor que enviou. – É ridículo não é.
Outra situação caricata aconteceu comigo. Precisando de uma certidão da direcção nacional da PSP pedi, em Novembro passado, por carta, essa certidão. 15 dias depois, recebo gentil missiva onde me diziam que com base do decreto lei tal e tal era devida astronómica quantia de 0,40 €. Fiquei atónito. Lá preenchi um cheque, que custa 0,30 €, e enviei uma carta, que fora o papel e a tinta, me custou 2,17 €. Depois disso já liguei várias vezes para saber da certidão, que até hoje ainda não recebi, obtendo a resposta que está em trânsito a autorização para o envio, com garantia de que está paga. A garantia de que o meu cheque tinha a provisão de 0,40 € ainda não deve ter chegado, pois até hoje não recebi a certidão. Ainda por cima é de se ficar chateado, porque custou um balúrdio…
(Nota; o ridículo é de quem faz esta legislação e não de quem a cumpre, que obviamente não é culpado de nada.)

NA CATEDRAL É OUTRA COISA

O fim de um dia passado na CATEDRAL cantando o hino do Benfica é magnífico, é de arrepiar. Só mesmo na CATEDRAL. Imagens captadas antes da vitória ao Liverpool.

HONDA E OS SEUS MAGNÍFICOS ANÚNCIOS

UM CLIQUE POR DIA TRAZ SAÚDE E ALEGRIA

Este é o lema de um site que visa ajudar a ajuda de berço. Por dia cada clique na página implica uma contribuição. Contudo, a nossa contribuição é apenas a de clicar, porque o resto é com os patrocinadores que se encontram na página.



Vá lá, clique e ajude uma cirança.

PALAVRAS PARA QUÊ

Aqui ficam as palavras do insustentável e ainda ministro dos negócio estrangeiros. Ele destroi-se a cada síliba que profere, escusando-me eu de acrescentar o que quer que seja. Talvez um aparelho auditivo para Sócrates que ou não deve ouvir o que o ainda ministro diz ou não deve ouvir toda a Europa a zurzir nele pelo que ele disse.

Thursday, March 02, 2006

FREITAS, O INSUSTENTÁVEL

Para além dos erros que Freitas do Amaral comete, amiúde, e não devia, é uma pessoa de tamanha arrogância e presunção de uma intelectualidade superior que torna toda esta grande cena muito triste.
Hoje, em “replay” da desastrosa cena de não condenar a violência e defender quem a ataca o nosso modo de vida por achar que eles são as vítimas (a este propósito já tinha eu sugerido para ele umas férias numa central nuclear no Irão), veio afirmar que condenar a violência «não era o essencial, o essencial estava muito para além e mais fundo»: «as ofensas enormes que tinham sido feitas a toda a comunidade islâmica com a publicação dos cartoons».
Das duas uma, ou ele anda desesperado para ser demitido ou então esqueceu-se que é ministro (ainda!!!!) e que não pode nunca dar opiniões pessoais, uma vez que até já se viu que a maioria o critica, seja de direita ou de esquerda, seja política ou jornalística.
Por tudo e mais alguma coisa, subscrevo a proposta de Telmo Correia quando afirmou que se devia mudar o nome de "Palácio das Necessidades para Palácio das infelicidades".
É que há uma grande necessidade em acabar com esta infelicidades, sendo simpático na qualificação, do ainda ministro dos negócios estrangeiro.

SOMENTE UM DOS MELHORES ANÚNCIOS DE SEMPRE

NÃO CONSIGO DEIXAR DE PUBLICAR ISTO

O VERDADEIRO ARTISTA

MONTHY PYTHON FOREVER

QUE CONFUSÃO

Carta ao Ministro da defesa.
Muito complicado só para não ir à tropa.

"Exmº Sr. Ministro da Defesa,
Venho deste modo explicar-lhe uma situação delicada que tem vindo a ocorrer, de maneira a poder obter um eventual apoio vindo de Vossa Exª:
Tenho 24 anos, e fui esta semana chamado para ir à tropa.
Sou casado comuma viúva de 44 anos, mãe de uma jovem de 25 anos, da qual sou padrasto.
O meu pai, por seu lado, casou-se com essa jovem em questão.
Neste momento, o meu pai passou a ser o meu genro, uma vez que se casou com a minha filha.
Deste modo, a minha filha, ou chamemos-lhe, enteada, passou a ser a minha madrasta, uma vez que é casada com o meu pai
A minha esposa e eu tivemos, no mês passado, um filho.
Esse filho tornou-se o irmão da mulher do meu pai, portanto o cunhado do meu pai.O que faz com que seja o meu tio, uma vez que é o irmão da minha madrasta. O meu filho é, portanto, o meu tio...
A mulher do meu pai teve no Natal um rapaz, que é ao mesmo tempo o meu irmão, uma vez que ele é filho do meu pai, mas o meu neto por ser o filho da minha enteada, filha da minha esposa.
Desta maneira sou o irmão do meu neto!!... E como o marido da mãe de uma pessoa é o pai da mesma, verifiquei que sou o pai da minha esposa, e o irmão do meu filho.
Resumindo: sou o meu avô!!!
Deste modo, Sr Ministro, peço-lhe que estude pacientemente o meu Caso, porque a lei não permite que o pai, o filho, e o neto sejam chamados à tropa na mesma altura.
Agradecendo antecipadamente a sua atenção, mando-lhe os meu melhores
Cumprimentos."
Recebido por E-Mail

CATCH ME IF YOU CAN...

Quem é que já ouviu falar do "novo" Bugatti Veyron?
Para quem nunca ouviu falar:
É um automóvel que tem um motor 8000 de cilindrada W16 (ou melhor: são 2 motores 4000 de cilindrada V8 que juntos formam um 8000 W16!!!
Esqueçam... Não interessa nada!!!) com 1001CV às 6000RPM (Isso mesmo... MIL E UM CAVALOS!), 1250NM de binário, 4 TURBOS e caixa de 7 velocidades!!!
Vai dos 0 aos 100Km/h em 2,5 segundos (Uma Suzuki Hayabusa 1300 faz dos 0 aos 100 km/h em 2,8 segundos);
0 aos 300Km/h em 14 segundos;
A velocidade máxima é de 405Km/h... LIMITADOS ELECTRONICAMENTE!!!(Para terem uma ideia do que é andar a 405Km/h, pensem que a essa velocidade percorrem 113 metros por segundo).
Também podem ver as coisas de outra forma:
Até agora, o segundo carro mais rápido do Mundo era o famoso McLaren F1 (o primeiro era o Koenigsegg CCR - 388Km/h) que atingia a velocidade de 387Km/h. Se colocarem o McLaren e o Bugatti lado-a-lado numa recta, é possível deixar arrancar o primeiro até atingir os 193Km/h, só depois arranca o Bugatti e este ainda consegue chegar primeiro aos 321Km/h!!! (Custa a crer não é???)
O depósito de combustível tem a capacidade de 100 litros de gasolina mas se fosse possível andarem sempre a fundo, apenas conduziriam 12 minutos sem abastecer!!!Com toda essa potência, o carro literalmente queima borracha tão rápido que precisou pedir à Michelin que criasse um novo tipo de composto para os pneus do Veyron. Os pneus são da medida 265/30R 20 na frente e 335/30R 20 atrás. Quanto aos travões... são "granditos" pois permitem fazer dos 402Km/h aos 0 em apenas 10 segundos!!!
Quanto ao preço...
Claro que não é propriamente uma pechincha mas quem tiver 1.230.000 Euros (mínimo de 300.000 Euros de sinal = 1 Lamborghini Murciélago !!!) para investir num automóvel, garantem que não ficará desiludido!!! ;-)

Bons Sonhos
Recebido Via E-Mail

QUEM TUDO QUER...

A ânsia desmesurada que este governo revela no aumento dos impostos, faz com que a curto prazo, o Estado arrecada um pouco mais de receita, mas a médio e longo prazo a perca.
O aumento de impostos é inibidor da economia, economia esta globalizada em que competimos ao mesmo tempo com os nacionais, como competimos com a Espanha, a China e a Tailândia.
Dentro do espaço comunitário a soberba de impostos deste governo fê-lo perder, de uma só vez, o que não arrecadará em anos.
Com o imposto de selo que agora se aplica a quase tudo, o Estado pretende arrecadar milhões, somados de milhões de actos sobre o qual este incide.
Ora sucede que a OPA da Sonae sobre a PT, pagaria também este imposto, em valores astronómicos, se fosse ela toda realizada em Portugal. A Sonae, como não anda nisto há dois dias e negócios são negócios, meteu no meio uma empresa Holandesa, onde o regime fiscal é mais atractivo, poupando a módica quantia de cerca de 56 MILHÕES DE EUROS.
Ora, quantos milhões de operações não teria o Estado cobrar para arrecadar essa quantia? Se não fosse tão guloso, e não aplicasse taxas brutais, poderia ser que não só a Sonae fizesse a operação em Portugal, como outros negócios de outros países fossem sedeados aqui no sentido de eles beneficiarem das nossas taxas mais baixas.
Assim, ganha a Holanda, que nada tem a ver com o negócio e perde Portugal, por culpa do Governo.

MARIA JOÃO PIRES SOFRE ENFARTE DO MIOCÁRDIO

Maria João Pires, uma das maiores pianistas portuguesas de sempre, sofreu um enfarte do miocárdio, quando descansava, após a realização de 3 concertos coma Orquestra Nacional de Espanha.
Aparentemente a recuperação está a correr favorávelmente.
Desejamos a rápidas melhoras à mesma.

HOPPER STATION

Image hosting by Photobucket



Cape Cod Afternoon, 1936

Wednesday, March 01, 2006

CURIOSIDADES in Portugal Diário

"Casei com uma cabra
Um sudanês foi obrigado a casar com uma cabra, depois de ter sido apanhado em pleno acto sexual com o animal, noticia o site Ananova.
Foi o próprio dono da cabra que surpreendeu o indivíduo com o animal e levou o assunto ao conselho de anciãos. Esta entidade condenou o homem a casar com o animal e a pagar um dote de cerca de 100 euros, já que tinha usado a cabra como uma esposa.
«Demos-lhe a cabra e, tanto quanto sabemos, ainda estão juntos», afirmou o dono do animal. "
"Homem engole nariz da namorada
Uma família estava sentada num restaurante em Tulsa, Estados Unidos, quando assistiu a uma cena caricata: do outro lado da rua, uma mulher saía de uma casa com um lenço cheio de sangue sobre o nariz. O namorado tinha-lhe mordido o nariz, disse. A família rapidamente chamou a polícia e uma ambulância.
Quando os paramédicos chegaram, depararam-se com um cenário mais macabro: não foi uma simples trincadela. Greg Hill arrancou o nariz da namorada Jody Bennett à dentada, noticia a ABC News. "
Continua ...
"Sem dormir há 33 anos
No Vietmane, há um homem que não dorme há mais de três décadas. Apesar dos prolongados problemas de insónias, o homem goza de uma saúde de fazer inveja. Depois de décadas sem dormir, este homem da província de Quang Nam nunca esteve doente.
O indivíduo de 64 anos, conhecido por Hai Ngoc, diz que não consegue dormir desde que apanhou uma febre em 1973 e que já contou inúmeros carneirinhos nas mais de 11.700 noites consecutivas sem dormir, segundo o Thanh Nien News.
«Não sei se a insónia tem algum impacto na minha saúde, o que é certo é que continuo saudável e consigo desempenhar ... "

COMO SEMPRE, ELE DÁ-NOS RAZÃO

Eduardo de Brito demora a fazê-lo, muitas vezes, mas rara é a grande opção do PSD que ele não acabe por tornar sua, como se a ideia tivesse surgido de forma brilhante do seu esforço político.
Exemplo claro dessa atitude é a Zona Industrial da Vila-Chã, ideia do PSD, proposta e rejeitada pela câmara, ou seja, também por ele, e pelo PS no seu conjunto, e que anos mais tarde foi adoptada pela sua gestão.
Agora, a grande bandeira do PSD na campanha, o turismo, passou a ser uma prioridade, ao nível das acessibilidades, para desenvolver o concelho. Quem o diz é o próprio, vindo o facto relatado na notícia do PE online.
Como sempre, seja rapidamente, como desta vez, seja ao fim de longo tempo, como da outra, Eduardo de Brito, faltando-lhe argumentos para contrariar as nossas posições, porque óbvias e essenciais para o desenvolvimento do concelho, adoptou-as, mas com calma e pouco espalhafato, para que não se note que dá o braço a torcer.
Obviamente que nós estamos atentos e não deixaremos passar em claro tamanha contradição entre o que se diz agora e o que se disse em sede de campanha eleitoral, nomeadamente sobre a forte aposta no turismo do PSD e os ataques de que foi vítima por realçar essa aposta.
Tal demonstra, como em tantas outras ocasiões que somos uma fonte de inspiração do autarca local. Fica a pergunta: O que seria de Eduardo de Brito sem as propostas do PSD? Um verdadeiro deserto de ideias políticas, pois não se lhe conhece nenhuma opção de fundo no seu consulado que não resultasse da exigência das oposições, nomeadamente do PSD.
Ao menos um pouco de gratidão pelas ideias que lhe damos, não?

MONET STATION

Image hosting by Photobucket



Houses of Parliament