Thursday, March 16, 2006

PSORÍASE - NOVAS DESCOBERTAS

"A psoríase é uma doença de pele incurável e não contagiosa, nem por tranfusão sanguínea, sendo hereditariamente transmissível pelos genes do psoriático. A palavra psoríase vem do grego e significa erupção sarnenta. É uma doença crônica, hiperproliferativa da pele, de etiologia desconhecida, mostrando uma grande variedade na severidade e na distribuição das lesões cutâneas. Na maioria dos casos, apenas a pele é acometida, não sendo observado qualquer comprometimento de outros órgãos ou sistemas. Em pequenas percentagem e casos há artrite associada. Homens e mulheres são atingidos de igual forma, na faixa etária entre 20 e 40 anos, podendo, no entanto, surgir em qualquer fase da vida e com grande frênquencia em pessoas da pele branca, sendo raras em negros, índios, asiáticos e não existe entre esquimós."
"Uma variação genética comum num gene do sistema imunológico do corpo humano torna muito mais provável o desenvolvimento da psoríase, segundo a investigação de uma equipa científica da Faculdade de Medicina da Universidade de Michigan.
Os investigadores deram o nome de PSORS1 ao gene cuja variação predispõe ao surgimento desta doença inflamatória da pele, e que é uma entre vinte variedades distintas (alelos) de um gene chamado HLA-C.
Mas isso não significa que todos os portadores dessa variação desenvolvam a doença, que é causada por uma combinação de vários factores.
"Por cada pessoa com psoríase portadora do gene PSORS1 há outras dez com o mesmo gene que não contraem a doença", salientou o director do estudo, James T. Elder, professor de dermatologia e oncologia radiológica na Universidade de Michigan.
O estudo, que envolveu 2723 pessoas de 678 famílias em que pelo menos um membro tinha a doença, poderá abrir caminho a novos tratamentos mais eficazes para combater a doença, sem os riscos e efeitos secundários das terapias actuais.
Os resultados do estudo - considerado a análise mais completa do gene da psoríase feita até agora - serão publicados em Maio pela revista "American Journal of Human Genetics".
Na maioria dos casos, a psoríase caracteriza-se pelo aparecimento de crostas avermelhadas ou escamadas em certas zonas da pele que podem causar prurido. "

No comments: