Friday, March 03, 2006

O RIDÍCULO COMEÇA A SER EXCLUSIVO DO ESTADO

A segurança social enviou um cheque de 0,50 € a um idoso para pagamento de do rendimento mínimo. Diz o ministério da tutela que são acertos. O Estado português gasta milhões em ninharias (quase nem dá para um café), por erros por si cometidos, milhões esses necessários para ajudar quem preciso, perdidos em burocracias que custam mais do que aquilo que dão. Essas ninharias são obviamento toda a despesas para fazer acertos e coisinhas e coisitas, que todas juntas somam milhões. Estes cinquenta cêntimos foram mais caros, em papel, carta, cheque, mão-de-obra dos funcionários, do que o valor que enviou. – É ridículo não é.
Outra situação caricata aconteceu comigo. Precisando de uma certidão da direcção nacional da PSP pedi, em Novembro passado, por carta, essa certidão. 15 dias depois, recebo gentil missiva onde me diziam que com base do decreto lei tal e tal era devida astronómica quantia de 0,40 €. Fiquei atónito. Lá preenchi um cheque, que custa 0,30 €, e enviei uma carta, que fora o papel e a tinta, me custou 2,17 €. Depois disso já liguei várias vezes para saber da certidão, que até hoje ainda não recebi, obtendo a resposta que está em trânsito a autorização para o envio, com garantia de que está paga. A garantia de que o meu cheque tinha a provisão de 0,40 € ainda não deve ter chegado, pois até hoje não recebi a certidão. Ainda por cima é de se ficar chateado, porque custou um balúrdio…
(Nota; o ridículo é de quem faz esta legislação e não de quem a cumpre, que obviamente não é culpado de nada.)

No comments: