Friday, March 10, 2006

SÃO PRECISOS ESCLARECIMENTOS URGENTES

Image hosting by Photobucket

Imagem Virtual do Novo EdifÍcio do Hospital Nossa Senhora da Assunção - Seia

Fotografia in Porta da Estrela Online

O PSD e o CDS quando saíram do Governo deixaram pronto o projecto do NOVO HOSPITAL DE SEIA, indicado pelo governo como mera remodelação, mas que na prática se consubstanciaria num NOVO EDIFÍCIO DO HOSPITAL

Aquando desses factos o PS não se coibiu, nomeadamente o presidente da Câmara de Seia eleito nas listas desse partido, de dizer alto e bom som que o que o governo de então tinha feito era o mesmo que nada e que a grande medida era o avanço para a aprovação final do projecto e o lançamento do concurso público.

Sucede que agora, o que consta no hospital, no centro de saúde de Seia e na rua é que tudo veio por água abaixo.

O Hospital, enquanto unidade de saúde, passou a estar dependente do hospital de Viseu enquanto hospital central. Quanto a isto tudo bem, se fosse só esta a única consequência, ou seja, a ligação entre os dois hospitais e o envio das urgências de Seia para lá.

O que na realidade se consta como estando a ser preparado é diferente. O que consta no meio é que muitas das especialidades que tem o hospital de Seia vão acabar e as pessoas terão que ir a Viseu para essas consultas. Sendo o leque de consultas externas uma conquista importantíssima do nosso hospital, permitindo a milhares de pessoas de vários concelhos o acesso a especialidades perto de casa, essa mesma conquista corre o sério risco de ser seriamente diminuída.

Mais grave ainda, consta-se que se pondera a possibilidade de acabar com as urgências no Hospital de Seia, obrigando todos estes milhares de pessoas a ir a Viseu às urgências, pondo-se inclusivamente a possibilidade de o hospital de Seia passar a ser administrado por Viseu, ou seja, perdendo-se o conselho de administração e passando a ser o hospital de Seia uma mera extensão do dito hospital central.

A consequência maior de tudo isto é a de que a construção do novo edifício do hospital, concebida com as urgências, com as especialidades e com a cirurgia está posta em causa, correndo-se o sério risco de NÃO SER LEVADA À PRÁTICA.

Tudo isto concebido pelo governo PS, e se o PS local nada sabe, assim como o Presidente da Câmara, não estão a cumprir o seu papel. Se sabem, então é politicamente mais grave ainda.


Todo o trabalho do governo PSD/CDS e do anterior conselho de administração é assim posto de parte, se toda esta informação se confirmar, e a grande reivindicação desta população, o hospital, que acabou por já nem ser a maior bandeira das últimas eleições autárquicas, pode morrer em definitivo, não só não se construindo um novo hospital como ainda destruindo o actual, na medida em que grande parte dos seus serviços externos seriam deslocalizados para Viseu, bem como as urgências.

Este caminho significa apenas um coisa: O PS quer acabar com o hospital de Seia, transformando-o apenas num centro de saúde, sem urgências e com poucas especialidades.

Quem souber mais profundamente todos os pormenores que esclareça rapidamente este assunto, sob pena de a maior conquista da última década se transformar na maior perda de sempre.

No comments: