Thursday, March 09, 2006

A EVOLUÇÃO HUMANA

Ouvi ontem, na TSF, o sinais de Fernando Alves e não deixei de ficar intrigado com o tema: uma família turca que, não se sabe como e porque, vive de quatro, ou seja, caminha em quatro membros, não sendo capaz de ter uma postura de coluna vertebral erecta, como os restantes humanos têm.

Tal situação foi divulgada pelo Corriere de la Será e pelo El País, e será alvo de uma reportagem da BBC, de onde recolhi esta fotografia, no próximo dia 17 Março

Procuram os cientistas descobrir nesta família o motivo porque deixamos de ser quadrúpedes e passamos a ser Homo Erectus, na evolução humana. Séculos e séculos após o Homo Erectus esta família vive como viviam os anteriores.

Fernando Alves lembra uma cónica de Luís Fernando Veríssimo em que disse que a coluna humana não foi feita para andar em dois pés e que todos os problemas de coluna de que os humanos padecem são derivados do facto de usarmos a coluna da forma errada, forçando-a a andar erecta quando ela foi concebida para não sofrer esse esforço num caminhar quadúpede.

Tudo isto é ao mesmo tempo estranho e impensável, causando-me grande perplexidade pois milhares de anos depois, ainda há quem viva como naquela altura, sem saber como nem porquê, o que me faz pensar nas profundas desigualdades do mundo e nos vários mundos do nosso planeta, em que uns "evoluem" e outros estagnam, sem disso terem consciência.
Dá que pensar muito.

1 comment:

Anonymous said...

poutz vey mi salvo...
essa reportagem mtu massa

tenhu qi faze um trabalho di biologia sobre evoluão humana,
alguma tese ou fato que tenha haver...heheh

se vc tiver mais fontes sobre isso entre em contato cmg...

max_hudson@hotmai.com...


abraço