Thursday, March 09, 2006

UM ESTADISTA

Um discurso de Estado de um Estadista. Aníbal Cavaco Silva fez um discurso de confiança nos portugueses em Portugal. Será, como disse na campanha, um presidente atento, disponível, vigilante, actuante, não esperará pelo mau caminho para dizer presente, procurará antecipar o mau caminho dizendo o que entender.

Marca uma diferença fundamental com Jorge Sampaio. Não será um presidente que, quando o Governo não é da cor, diz que “há mais vida para além do orçamento” e quando o governo é da cor diz que os problemas orçamentais são graves e que todos devemos fazer sacrifícios para.

Mostrou que será um presidente de todos e só esperamos que o PS, que hoje se mostrou satisfeito ao dizer que o discurso foi ao encontro das políticas e objectivos do PS, não venha a dizer que o Presidente lhe faz oposição sempre e quando ele discordar da forma de actuar do Governo, quando vetar diplomas e quando se manifestar no exercício dos seus direitos, sempre se lembrando que Jorge Sampaio foi o presidente da República com mais vetos políticos e que sobre ele nunca teceram tais comentários.

Quanto ao mais há que deixar a realidade fluir e esperar o melhor mandato possível do novo Presidente da República.

(PS: Momento divinal em toda a cerimónia foi um grande plano da cara “bolorenta” de Soares a ter que fazer o frete de assistir à posse daquele que lhe causou a maior derrota política da sua vida.)

No comments: