Thursday, February 16, 2006

GOLPE DE MESTRE

A genialidade de Belmiro de Azevedo, ou de seu filho, no caso, vai muito para além da coragem de se aventurar nesta OPA, sendo ela para a Sonae uma Win Win situation. Em qualquer dos casos a Sonae ganha, e já está a ganhar neste momento. A Sonaecom, neste momento, já valorizou em bolsa vários milhões de euros, pelo que, a primeira vitória está alcançada: o reforço da estrutura e da valorização da Soanecom no mercado, particularmente em relação à PT naS disputaS directa da clix com a sapo e da Novis com a rede fixa da PT.

Em segundo lugar, a estratégia da Sonaecom há muito que está traçada. Na sua guerra sem cartel contra a posição dominante da PT, e/ou do abuso da mesma, a Sonaecom participou a Bruxelas, exigindo que se obrigasse a PT a separar as redes e cobre e cabo, aumentando a concorrência no sector. A resposta da Comissão Europeia foi a de que essa questão ficava ao critério da AdC de Portugal, pelo que não actuaria neste campo, por entender que comunitariamente não haveria motivo para exigir essa separação.

Esta resposta da CE, podendo parecer má para a Sonae, pode ter sido a melhor resposta possível. Vamos por partes: a Sonae tenta que as redes se separem. Não consegue porque a PT resiste e a AdC e a CE nada fazem para a obrigar. A Sonae ataca a PT, compra-a e a AdC e a CE não podem obrigar a Sonae a separar essas redes porque nunca obrigaram a PT a fazer o mesmo. Assim, se a OPA da Sonae for a vencedora, esta tem argumentos mais do que suficientes para a deixarem manter em seu poder boa parte da PT.Desta forma, também aqui a Sonae faz das fraquezas forças e ganha na operação.

Quer ficando por aqui, valorizando-se tremendamente, quer adquirindo a PT, a Sonae ganha, pelo que esta situação é uma de Win Win situacion para a Sonae, e é uma lose lose situacion para a PT que está numa situação em que não tem grandes condições de se defender desta arqui-inimiga.

No comments: