Saturday, April 15, 2006

[UMA VERGONHA NACIONAL]

Deputados de todos os partidos (50 do PSD, 49 do PS, 5 do CDS, 2 do PCP e 1 do BE) faltaram às votações na última quarta-feira no parlamento.
A atitude é reprovável a vários níveis e deveria ser seriamente sancionada a todos eles.
Em primeiro lugar, porque as votações costuma ser às quitas feiras, à tarde, e por causa do feriado de sexta e da tolerância de ponto dada à função pública (também não entendo porque é que se dá esta tolerância) a votação foi antecipada para quarta feira, pelo que, os deputados já ganhavam um dia inteiro, e não uma tarde, a mais para poderem gozar a Páscoa.
Em segundo lugar, porque muitos deles estiveram no parlamento de manhã, assinaram o ponto na entrada e depois debandaram, o que demonstra falta de ética e uma tentativa de ludibriar o sistema.
Se não fosse dia de votação e não tivesse que haver quórum deliberativa, às 19 horas ninguém contaria os deputados presentes, e o facto passaria em claro, o que me leva a concluir que, em geral, esta conduta é costumeira em deputados de todas as bancadas o que é vergonhoso e desrespeitador para todo o pais.
O valor das multas é, ainda assim, ridículo.
Se todos os deputados faltosos não tiverem uma qualquer “desculpa esfarrapada” que pode ser dada verbalmente, bastando a palavra do deputado para a justificação (!!!!!) o valor global será de 18.500 €.
Ora, para quem ganha uma média de 3000,00 € mensais entre ordenado e ajudas de custo, o valor a pagar é irrisório.
Isto só lá vai se, por cada falta lhes retirarem um mês de ordenado e ajudas de custo.
De outro modo, a bandalheira vai continuar.

No comments: