Tuesday, April 25, 2006

[DESCUBRA AS DIFERENÇAS]

Macedo de Cavaleiros tem um hospital. Iniciada a sua construção em 1911, e depois cedido à Misericórdia local, começou a funcionar em 1929, ou seja, em funcionamento o hospital de Macedo tem 77 anos.
O Hospital de Seia, tendo já referencia muito anteriores, começou a funcionar em 1930, tal como se constata no site do hospital.

O Hospital de Macedo é Distrital e o de Seia também.

O Hospital de Macedo foi integrado no Centro Hospitalar do Nordeste, englobando os hospitais de Bragança, Macedo De Cavaleiros e Mirandela.
O Hospital de Seia parece que vaI ser integrado no Centro Hospitalar de Viseu, englobando Viseu, Seia e Tondela.

A população de Macedo de Cavaleiros teme ficar APENAS com uma unidade básica de urgências e teme PERDER AS CIRURGIAS, sendo que o centro hospitalar afirma que tal pode acontecer por uma questão de racionalização de custos.
A população de Seia teme ficar apenas com uma unidade básica de urgências, sendo que o Presidente do Hospital disse que é mesmo isso que vai acontecer (mais básico que o básico não há) temendo também perder as grandes cirurgias, ficando apenas com as pequenas.

A população de Macedo de Cavaleiros, mobilizada pela Assembleia Municipal e todos os seus partidos decidiu comemorar o 25 de Abril na Rua, como forma de protesto com o que lhes pretendem tirar.
A Assembleia Municipal de Seia, fez uma comemoração do 25 de Abril de uma hora, e ninguém na mesa da Assembleia, nem da Câmara faz nada para demonstrar que está contra o que pode estar aí a vir, sendo quem o Presidente da Assembleia Municipal e o da Câmara faltaram à sessão, sem que publicamente se tivesse dito qual o motivo da falta.

No meio de tudo, vemos que toda a situação dos Hospitais de Seia e de Macedo é semelhante, quanto ao seu tamanho, categoria do Hospital, integração em centro hospitalar e eventual perda de serviços e a única diferença é que os poderes locais de lá lutam pelo seu hospital e os de cá NÃO FAZEM NADA.

2 comments:

Anonymous said...

Tira o acento circunflexo da palavra diferenças...só naquela de não dar chutinhos na língua mãe....

Nuno Almeida said...

Tens razão.
Não tinha reparado.
Obrigado