Saturday, April 15, 2006

[NOMINA SUNT ODIOSA]

“XPOVAL COLON” é forma de escrita em português arcaico do Cristóvão Colombo (denominação Portuguesa), Cristobal Colón (denominação espanhola), Christoforo ou Christophorus Columbus (denominação arcaica italiana).
Vem este intróito a propósito do livro que acabo de ler, o CODEX 632, de José Rodrigues dos Santos e que se afigura um livro, para além de interessante, intrigante, sobre a verdadeira origem do Colombo, se é que era este o seu verdadeiro nome.
Levantam-se dúvidas pertinentes sobre:
- Como é que um filho de tecelões, ele próprio tecelão, de Génova (esta é a tese oficial Italiana e a que vingou na literatura até hoje) poderia ter-se tornado num grande navegador, quer sabia latim escorreitamente, falava espanhol e português, dominava as técnicas mais complexas de navegação da época, se as classes mais baixas não tinham condições económicas e/ou sociais para aceder à instrução?
- Como poderia este plebeu italiano ter-se casado com maa Nobre portuguesa, Filipa Perestrello e Moniz, quando nessa época, sec xv, tal facto é absolutamente impossível não havendo um única relato de um só caso em que tal subversão das hierarquias houvesse ocorrido?
- Porque é que “Comlombo”, quando escrevia a amigos italianos, o fazia em portunhol (português e espanhol misturado)?
Estas entre outras coisas fazem que, entre a fábula contada no livro se levantem questões que há muito são referenciadas por autores como indiciárias da origem Nobre Portuguesa de Colombo, ainda que os antepassados da sua família pudessem de facto ser italianos, mas não de Génova e sim de Piacenza.
Basta procurar na net que se encontram muitos elementos.

Por fim, querem saber o que significa o título do post?
Leiam o livro. Eu não ganho nada com isso, mas vocês vão ganhar com certeza.

No comments: