Thursday, April 20, 2006

[AS VERDADES NÃO SE APAGAM COM O TEMPO]

Em 14 de Setembro de 2005, em plena pré-campanha autarquica, coloquei o post seguinte:

"A população de Santa Marinha considera esta ponte como sendo romana, sendo certo que desconheço se assim é.
O que sei, e se vê, é que é muito antiga.
Ora esta ponte, antiga, talvez romana, toda em pedra, foi ALCATROADA há poucos dias.
É inacreditável mas é verdade.
A ponte dá acesso ao cemitério, não se contestando que se devesse reparar esse acesso agora, alcatroar uma ponte antiga em pedra é demais.
É destruir património, deitando dinheiro fora.
É mais um atentado.
Nuno Almeida"
Hoje recebi o seguinte comentário que publico:
"Eu sou de Santa Marinha de Seia, e como tal tb me desagrada o estado do património (como o caso desta ponte). Já publiquei um livro:A freguesia de Santa Marinha de Seia, Nov.1988-1ªed; fev.1989-2ªed. Também já fiz vários filmes sobre Santa Marinha (e não só), e no primeiro caso, as pessoas estão nas tintas para a defesa e divulgação do seu património. Concorri com um filme: um olhar fotográfico da vila de Santa Marinha, ao cine-eco 2004, e o filme foi visto numa tv num sítio qualquer, quando devia ser incluído no programa oficial, pois assim eram as regras do concurso. Sinceramente o meu apoio ao partido socialista foi em vão. Não espero votar em Seia no ps. Talvez o psd faça melhor pelo concelho e pela freguesia de Santa marinha. Se quiserem divulgar o concelho podem contar comigo, pois possuo vários filmes sobre Santa marinha de Seia, e o turismo local precisa de ser desenvolvido. Até Breve.
Rui Ressurreição "


Como se pode ver, a defesa do património e do turismo não é algo de abstracto, algo de ideal, é uma função tanto pública como privada que tem que ser empreendida. Como eu, outros há que defendem, independentemente das cores partidárias, a defesa desse património, porque a sua defesa é a defesa do concelho de Seia.
Agradeço o comentário porque todos somos poucos para defender o que é nosso, particularmente quando se alcatroam pontes consideradas romanas, com calçada antiga e que deveria ser protegia e classificada, no mínimo, como património municipal.
Mas se calhar, fazer algo como o que sugiro é demasiado complicado só porque a ideia não é originariamente de quem governa, uma vez que eles, por sistema, não aceitam implementar ideias alheias, mesmo quando elas são boas.

No comments: