Friday, May 26, 2006

[LIBERALIZAÇÃO DA PROPRIEDADE DAS FARMÁCIAS]

Ouvi agora, no noticiário da hora de almoço, o anúncio do Governo de liberalização da propriedade das farmácias.
Eu digo, finalmente.
Esta sim é uma medida de coragem, ou melhor, será uma medida de coragem se não for mais um anúncio de vou fazer um dia, sem que nunca seja feito.
Resta aguardar pelo diploma para averiguar em que termos vai funcionar e quais as incompatibilidades que ele prevê, para se aferir se se garante uma acesso justo.
Contudo, de modo genérico, a medida é boa e acaba com o monopólio mais escandaloso que se conhece em Portugal.
As Farmácias, hoje em dia, apenas podem ser detidas por licenciados em farmácia. Esta lei fazia com que o sistema funcionasse de forma absolutamente perversa, fazendo com que muitas farmácias fossem, de facto, de não licenciados mas tituladas formalmente pelos directores técnicos, licenciados em farmácia.
Era a perversão total do sistema, perversão essa que ia ao ponto de muitas famílias praticamente obrigarem os seus filhos, mesmo sem vocação, a frequentar licenciaturas em farmácia só para poder garantir a titularidade das mesmas na família.
O negócio das farmácias é um negócio de milhões e, como tal, tem que estar aberto á livre concorrência que apenas poderá beneficiar os consumidores.
Por tudo, e em tese geral, está será uma boa medida.

No comments: