Thursday, August 31, 2006

[PORTUGAL NO MUNDO]

Portugal aceitou, mais uma vez, o repto da ONU para integrar uma das suas forças de paz, desta vez para o Líbano.
Eu, ao contrário de uma esquerda trauliteira, sempre fui a favor das intervenções de Portugal no Mundo, sejam pela ONU, sejam pela NATO, uma vez que o prestígio internacional de Portugal alicerça-se nestes actos.
De facto, quando se colocou, da primeira vez, a questão do porquê dos investimentos militares portugueses, uma vez que nós não estamos, nem é natural que venhamos a estar, em guerra, foi aquando da compra dos F16, era Primeiro Ministro de Portugal aquele que agora é seu presidente da República.
Nessa altura, essa esquerda trauliteira (na altura era quase toda a esquerda que após Cavaco assumiu o poder, incluindo o actual primeiro ministro) protestou sobre a necessidade de Portugal, um pequeno país, comprar esses aviões, uma vez que não tinhamos necessidades militares que o justificassem.
Contra ventos e marés Cavaco avançou na compra dos mesmos, pois a nossa capacidade militar, muito para lá das imediatas necessidades bélicas de Portugal, está na primeira linha de influência política e económica de um país de pequena dimensão geográfica e populacional como o nosso
Na verdade, não podemos querer fazer parte da ONU, da NATO e da UE e ao mesmo tempo recusar participar em missões patrocinadas ou pedidas a estas organizações por falta de meios. Para podermos participar temos que ter meios e para os ter é preciso investir.
Face à vitória deste rumo político para as forças armadas, as nossas participações na Bósnia, no Kosovo, em Timor, no Afganistão, no Congo, etc…, têm sido elogiadas por todos quantos connosco cooperam nesses teatros de guerra.
Como consequência desse trabalho a imagem de Portugal tornou-se a de um país capaz, com engenho e arte, alterando a imagem que o país havia deixado nos tempos em que os Soares e companhia destruíam Portugal
Em função dessa evolução Portugal acabou por ser reconhecido como um par, com Freitas do Amaral nomeado para presidente da Assembleia Geral da ONU, Durão Barroso indicado para presidente da comissão Europeia e António Guterres como Alto Comissário da ONU para os refugiados. Não fosse essa estratégia de intervenção e nunca poderíamos almejar nomeações para esses cargos.
Assim, neste quadro, a intervenção de Portugal no Líbano é muito importante, até porque será uma companhia de engenharia militar a ir, companhia essa de méritos reconhecidos em função do trabalho de alta qualidade que executa.
Estou certo que, mais uma vez, estes militares irão dignificar o país, reforçando esta imagem que por certo trará dividendos políticos e até económicos para Portugal.
Assim sou hoje, como sempre fui, a favor das intervenções militares de paz de Portugal, pelo que apoio a ida para o Líbano.

[O INDEPENDENTE]

Photobucket - Video and Image Hosting

Jornal em tempos de referência no panorama da "media" escritos de Portugal, O INDEPENDENTE, que nunca foi aquilo que o seu próprio nome significa, vai fechar as portas, segundo anunciou ontem o mesmo, publicando esta sexta-feira a sua última edição.
Um jornal que começou pela mão de um portas, o Paulo, e que o catapultou para a ribalta política, fecha agora, por ironia do destino, as portas, sem que ele mova uma palha para o impedir.
Mais uma vez, um jornal serviu as ambições políticas de alguém, como um lenço descartável que, depois de usado, se deitou fora, sem o mínimo de consideração.
A imprensa e a sociedade portuguesa ficam a perder, quer para quem concordava com a linha editorial, quem para quem discordava, uma vez que sempre que uma voz se cala a democracia fica mais pobre.

Tuesday, August 29, 2006

[SIMPLESMENTE... ]

Photobucket - Video and Image Hosting


Pablo Picasso

Friday, August 25, 2006

[PLUTÕES PARA QUE VOS QUERO]

Passados 70 anos da descoberta, a lenga lenga que aprendemos na escola vê-se amputada do seu último braço, sendo agora preciso mais do que a normal repetição mecânica para ignorar Plutão e mudar o "e" de sítio.
É verdade, centenas de cientistas, passados 70 anos, decidiram que, afinal, aquilo que há 70 anos era verdade passou a ser mentira. Plutão já não é um planeta, sem que ele mesmo haja sofrido qualquer alteração na sua configuração e órbita.
A descoberta de outros corpos celestes com semelhanças com Plutão, mas com mais massa, levou a que a comunidade científica ponderasse acrescentar mais dois planetas ao sistema solar.
Contudo, e a meu ver bem, arrepiou caminho, deixando Plutão de ser planeta, pois se assim não fosse, qualquer dia tínhamos várias dezenas de planetas.
Os corpos celestes do tipo de Plutão, passaram a ser desognados como Plutões, resolvendo-se assim a sua designação e inserção no sistema solar.
Agora a lenaga lena é outra:
Mercúrio, Vénus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Neptuno

[SIMPLEX]

A modernização administrativa a todo o vapor.

Photobucket - Video and Image Hosting

Thursday, August 24, 2006

[LIGA DOS CAMPEÕES]

Acabou agora mesmo o sorteio para a fase de grupos da Liga dos Campeões, tendo a sorte ditado a seguinte composição:

Grupo F - Manchester United FC , Celtic FC , SL Benfica, FC Copenha
Grupo G - Arsenal FC , FC Porto , PFC CSKA Moskva , Hamburg
Grupo B - FC Internazionale Milano, FC Bayern München, Sporting Clube de Portugal, Spartak Moskva

Os outros Grupos:
Grupo A - FC Barcelona, Chelsea FC, Werder Bremen, Levski
Grupo C - Liverpool FC, PSV Eindhoven, FC Girondins de Bordeaux, Galatasaray
Grupo D - Valencia CF, AS Roma, Olympiacos CFP, Shakhtar
Grupo E - Real Madrid CF, Olympique Lyonnais, FC Steaua Bucuresti, Dynamo Kyiv
Grupo H - AC Milan, LOSC Lille Métropole, AEK Athens FC, Anderlecht

Espero mais uma jornada gloriosa na champions league.

Thursday, August 17, 2006

[O SITE DA AHMADINEJAD]

O tresloucado presidente do Irão agora é também cibernauta. Acedendo pelo site www.ahmadinajad.ir encontra-se a sua página disponível em Persa, Árabe, Inglês e Francês.
Esta guerra é feita em todas as frentes, sejam elas no fornecimento de armas ao Hezzbolah, seja no enriquecimento de urânio para o fabrico de armamento nuclear, seja no financiamento de grupos para a realização de ataques terroristas, seja no controle dos media e na deturpação da informação, seja agora na informação/contra informação dos cibernautas.
As novas formas de luta pelo poder e supremacia evoluem com a evolução dos tempos.

Friday, August 11, 2006

[AGORA É MAIS FOTOGTAFIA]

Nesta fase de verão estou mais dedicado à fotografia do que à palavra, pelo que me tenho preocupado mais com o meu novo blog fotográfico do que com este blog de palavras, fazendo anquele os ajuste necessários para ficar como eu quero.

Se quiserem, no entretanto, visitem-me em:





Em Setembro volto a dedicar mais tempo a este blog.

Friday, August 04, 2006

[REPITO AQUI UM POST PARA QUE NÃO CAIA NO ESQUECIMENTO]

Uma boa medida de for aplicada em Seia
O Governo prepara-se para legislar no sentido de as autarquias passarem a definir elas próprias qual o montante de IRS que se vai cobrar aos seus munícipes, nos 5% a que têm direito, podendo definir o valor entre o mínimo de 2% e o máximo de 5%.
Tal situação reflecte-se numa possibilidade de os municípios competirem entre si na taxa de IRS a cobrar, atraindo população se a taxa for a mais baixa e afastando população se ela for a mais alta.
Num concelho reconhecidamente desertificado e onde a tendência é a da diminuição da população se nada for feito (Vide post anterior) esta medida pode trazer grandes benefícios desde que se faça uma gestão coerente e cuidada dos dinheiros públicos, poupando onde é possível em benefício da população.
Assim, LANÇO DAQUI UM DESAFIO AO PS E À CÂMARA MUNICIPAL DE SEIA:
LOGO QUE SE APROVE ESTA LEI, PROPONHAM A TAXA MÍNIMA DE IRS, COMO FORMA DE ATRAIR PESSOAS AO CONCELHO.

Esta é uma proposta minha, uma medida que entendo ser em benefício directo da população, objectivo que é ou deve ser o norte de qualquer entidade pública.
Aqui fica feita e publicada, a 21 de Junho de 2006, a minha proposta.
A ver vamos se fazem ao que eu proponho...
Publicado a 21/06/2006

Thursday, August 03, 2006

[PALAVRAS LEVA-AS O VENTO]

Antes do meu regresso, e porque a fotografia é uma paixão, criei um blog da autoria deste fotógrafo amador.
Para quem se interessa pela coisa visite-me em www.eu-vejo.blogspot.com
Para aqueles que detestam o que eu escrevo acredito que seja bem mais agradável ver o que eu fotografo.
Assim escusam de me aturar, aturando.

[DE VOLTA, PARA DESESPERO DE TANTOS...]

A pedido de várias famílias cá estou eu de volta a escrever no meu blog.
Ausente há já bastante tempo, só uma pequena parte foi motivada pelas férias.
O restante, antes e depois delas foi por absoluta falta de tempo.
Mas confesso que já sentia falta de mandar aqui umas bicadas, até para ver os básicos a contorcerem-se com elas e eu a rir, a rir, a rir.
Lamento aos que não gostam, mas eu sou mais afecto aos que gostam e por isso regresso.
Um abraço a todos e boas gargalhadas.
Hehe